Antônio Jorge recebe Medalha Juscelino Kubitscheck

Imagem

Comenda é concedida pela UFJF, em reconhecimento à trajetória de êxito dos homenageados pelos serviços prestados à sociedade brasileira

 

Na noite dessa quarta-feira, 18.12, o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, recebeu, em Juiz de Fora, no Museu de Arte Murilo Mendes, a Medalha Juscelino Kubitscheck na categoria Medicina. Trata-se da maior honraria concedida pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em reconhecimento à trajetória de êxito dos homenageados pelos serviços prestados à sociedade brasileira. A medalha foi criada em 2003, pelo Conselho Superior (Consu) da Universidade e homenageia personalidades que contribuíram para a consolidação da instituição.

Cada uma das 19 Unidades da UFJF, incluindo o Colégio de Aplicação João XXIII, indica uma pessoa para receber a honraria. Além disso, a Administração Superior da Universidade indicou outros sete nomes, totalizando 26 premiações. A entrega das medalhas foi feita pelo reitor Henrique Duque, durante a cerimônia no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm). O secretário Antônio Jorge foi indicado pelo diretor da Faculdade de Medicina, professor Júlio Chebli.

“Há uma premissa com a qual convivemos o tempo todo, que viver realmente é um perigo. Uma música do Chico Buarque reforça esse conceito ao cantar que “sempre é sempre por um triz”. Estamos vivos agora e, de repente, não estamos mais. Mas enquanto estamos vivos, como bem lembra Guimarães Rosa, é preciso que nos mantenhamos fortes, o que implica em ficar, em permanecer. Estou dizendo tudo isso porque nós, da SES, lidamos com um bem essencial que é a vida, questão relacionada a uma boa prestação de serviço à saúde, o que implica vigilância, promoção e prevenção, e, basicamente, do hospital. Por isso, hoje, me sinto tão honrado e homenageado ao receber a Medalha Juscelino Kubitscheck. Entendo como um reconhecimento da UFJF, universidade da qual tenho a honra de ser ex-aluno, ao trabalho realizado não só por mim, mas por todos os servidores da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, que rotineiramente tem como meta oferecer aos mineiros poder viver mais e melhor”, declarou Antônio Jorge, ao agradecer a comenda.

Representando os agraciados com a medalha Juscelino Kubitschek, o homenageado da faculdade de Educação Física, Ricardo Avelino Trade, se emocionou ao discursar sobre a importância daquela que chamou ser uma “viagem no tempo”. “É uma honra ser agraciado com esta medalha, ainda mais em um ano tão especial como este para a instituição, quando esta comemora o centenário do seu primeiro reitor, Moacyr Borges de Matos. É um prazer voltar à cidade e à UFJF e perceber este crescimento realmente impressionante, um legado que será deixado aos alunos e toda a sociedade.”

Crédito: Henrique Chendes

Para o reitor Henrique Duque, com a medalha, a UFJF tem a especial oportunidade de valorizar e reconhecer seus talentos. “Nas mais diferentes áreas, nossa Universidade contribui com a formação de profissionais que vão se destacar na sua trajetória de vida e contribuir para a construção de um país melhor. A Medalha é uma forma de dizer a cada um o quanto nós nos orgulhamos deles. E constitui, também, numa forma de reverenciar, mais uma vez, o Presidente Juscelino Kubitschek, o estadista que, no seu mandato, criou a UFJF.”

Os condecorados e convidados foram homenageados também com a apresentação da soprano Tais Bandeira, acompanhada pelo maestro Luiz Gustavo Petri.  Após a interpretação da ária da ópera La Traviata, de Giuseppe Verdi, os artistas apresentaram o Hino Nacional.

Homenageados

Além do secretário Antônio Jorge, também foram homenageadas  as seguintes personalidades: Mário Nogueira Pamplona Corte Real, Guilherme Vizane, Weber Martins Batista, Joanilio Rodolpho Teixeira, Maria Tereza Assunção Freitas, Ricardo AvelinoTrade, Ângela Pierina Farnese Mazocoli, Márcio Vicente Rizzo, Lina Lúcia Teperino de Araújo, Amélia Pasqual Marques, Terezinha Maria Scher Pereira, Roberto Kamil, Maria Sylvia Cyrino Peralva, André Luis Dias Pires, José Geraldo Teixeira, Emanoel de Castro Antunes Felicio, Padre Jaime Snoek, Rodrigo Guerra de Oliveira, Adaílton da Rocha Teixeira, Wagner Vilas Boas de Souza, Marcos Aurélio Souza Brito, Gabriel Guimarães de Andrade, Elisa Maria Costa, Ricardo Bonfante e Joaquim Falci Castelloes.

Autor: Gisele Bicalho

Rolar para cima