A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha recebeu nessa quarta-feira, 09/04, coordenadores de Vigilância em Saúde e membros dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar dos municípios jurisdicionados a SRS para uma Oficina acerca do Programa de Animais Peçonhentos da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG). A Superintendente de Saúde da SRS, Mabelle Nogueira, realizou a abertura do evento afirmando sua “satisfação em poder ver um auditório lotado de profissionais dispostos a discutir prevenção”.
A oficina teve como objetivo promover a atualização dos profissionais de saúde através de informações referentes a aspectos epidemiológicos, controle e vigilância dos animais peçonhentos. O palestrante e referência do Programa de Animais Peçonhentos da SES-MG, Leonardo de Freitas, abordou sobre as definições, objetivos, notificações, fluxo de identificação, investigações e legislações relacionadas a animais peçonhentos, além do novo protocolo para alguns destes. “Nosso trabalho aqui hoje é discutir ações que podem nortear o trabalho no município”, afirmou Leonardo.
Referências do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS também realizaram explanações acerca do tema, apresentando o perfil epidemiológico dos acidentes com animais peçonhentos na área de abrangência da Superintendência e a localização das unidades de soroterapia.
Finalizando a oficina, foi apresentada uma experiência exitosa do município de Varginha acerca do manejo e transporte de animais peçonhentos-escorpiões, seguida da elaboração de um Plano de Ação por todos os presentes, guiados por servidores do NUVEP/SRS Varginha que ofereceram orientações para implementação do Programa.
Autor: Tânia Corrêa
