Após sabatina com presidente da Fundação, parlamentares mantiveram a indicação no Plenário
Em votação realizada nessa quarta-feira (02/07), o Plenário da Assembleia Legislativa de Minas (ALMG) aprovou dentre os presentes por 39 votos a indicação de Felipe Attiê para a Presidência da Fundação Ezequiel Dias (Funed). Em 25 de maio desse ano, Attiê já havia recebido o parecer favorável dos membros da Comissão de Saúde da Casa.
Felipe Attiê responde pela Fundação como presidente,há mais de dois anos, desde março de 2023, indicado pelo governador Romeu Zema. Porém, sua indicação precisava passar por validação do Legislativo. Após o parecer da comissão, ela precisava ser apreciada em definitivo pelos deputados no Plenário da ALMG.
Na sabatina, Felipe Attiê destacou os avanços e desafios da Funed ao longo desses dois anos à frente da presidência. Entre os pontos apresentados estavam a retomada da produção de soros com a reinauguração da Fábrica em março desse ano.
Outro tema que foi posto foi a burocracia que trava o crescimento da Funed. A respeito dessa pauta, ele respondeu que tem buscado soluções com uma consultoria, contratada para redefinir a personalidade jurídica da Funed. A ideia é que a mudança organizacional possibilite compras e contratações de maneira mais rápida e menos burocrática.
Em relação à aprovação no Plenário, Felipe Attiê, destacou que a Assembleia mostrou seu compromisso com a Funed, e o reconhecimento de seu trabalho realizado nesses últimos dois anos. “Agradeço pela aprovação de nosso nome e mais uma vez coloco a Fundação à disposição da Casa para discutirmos parcerias e avanços para a saúde e tecnologia do Estado. Além disso, peço o apoio dos Deputados Estaduais para que possamos mudar a governança da Funed para que essa instituição centenária continue com seu trabalho de salvar vidas e ajudar o SUS”, afirma.