Água Formosa recebe equipe da Força Tarefa

Água Formosa recebe equipe da Força Tarefa

Águas Formosas, situado no vale do Mucuri, com aproximadamente 18 mil habitantes recebe pela segunda vez a equipe da Força Tarefa de Combate à Dengue da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SESMG). Desde segunda-feira (04-03), a SES promove no município diversas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. A equipe, formada por 18 agentes de endemias está atuando nas áreas críticas do município e conta com o apoio de 12 agentes da Prefeitura.

Os técnicos da Secretaria Estadual de Saúde estão fazendo tratamento focal com a remoção de inservíveis. As atividades de mobilização social serão realizadas a partir de terça-feira (12-03) por meio de panfletagem com informações sobre a doença, atividades educativas nas escolas municipais e estaduais e encerrarão com a participação do Dengue Móvel na sexta-feira (15-03) e sábado (16-03). Esse trabalho conta com o apoio dos técnicos da equipe de Zoonoses e Endemias da Superintendência Regional de Teófilo Otoni.

Para a Superintendente Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Ivan José Santana Figueira, devemos continuar unidos no combate à Dengue. ”Nós do Estado estamos fazendo a nossa parte, esperamos que toda a população se conscientize e continue fazendo a sua, não podemos nos acomodar”, afirmou.Segundo a Coordenadora de Vigilância em Saúde do município de Águas Formosas, Jussara Lacerda de Araujo, a Força Tarefa veio para enfatizar o controle vetorial e eliminação de focos do mosquito Aedes Aegypti. “Acreditamos na importância da parceria com a comunidade e esperamos que as notificações de Dengue tenha uma redução”, disse.

Situação da Dengue em Águas Formosas

Segundo dados epidemiológicos da SES/MG, em Águas Formosas foram registrados, de janeiro até a última semana de fevereiro, cerca 608 casos notificados de Dengue, sendo o Bairro Bela Vista com maior numero de notificações.

Em janeiro de 2013 foi realizado, pelo município, o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Lira) do ano, e o resultado apontou que o índice de infestação dos imóveis ficou em 3,01%, sendo considerado muito alto em relação ao preconizado pelo Ministério da Saúde que é de no máximo de 1%.

Segundo dados do Lira realizado em janeiro de 2013 os bairros com maior índice de focos da Dengue foram os bairros Maria Julia (54), Roseira (60),São Vicente (74), centro (84), N. S. das Graças (91) e Bela Vista (92).

Autor: Lineu Cardoso – ACS/SRSTO


Rolar para cima