Entre as atividades do Agosto Lilás, mês da campanha nacional de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher, diversos municípios da área de atuação da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá, realizaram ações educativas e mobilizações comunitárias ao longo do mês. A iniciativa reforça a importância da articulação entre saúde, assistência social e sociedade civil na defesa dos direitos das mulheres e na promoção de políticas públicas de proteção.
Registraram ações do Agosto Lilás os municípios de Brás Pires, Ervália, Eugenópolis, Guiricema, Mercês, Muriaé, Presidente Bernardes, Senador Firmino, Tabuleiro, Ubá, Vieiras e Visconde do Rio Branco, com atividades que incluíram rodas de conversa, caminhadas, palestras, oficinas e atendimentos especializados. A realização do Agosto Lilás conta com a cooperação de outras secretarias municipais, como a de Desenvolvimento Social, além da Polícia Militar.
Um dos destaques foi o evento realizado em Ervália, no dia 28/8, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Saúde e de Ação Social e Desenvolvimento. A programação contou com caminhada do programa Mexa-se pela Vida, que percorreu o centro da cidade até o espaço Fundo de Quintal, onde ocorreu a cerimônia oficial, com palestras e atividades de sensibilização. “O Agosto Lilás é mais do que uma campanha: é um chamado à responsabilidade coletiva, por isso buscamos envolver toda a comunidade para que a luta contra a violência seja permanente e estruturada”, destacou Renato Laureano Pedrosa, referência técnica de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) no município de Ervália.
A campanha também dialoga com os princípios da Vigilância em Saúde, especialmente no que diz respeito às DANT, que incluem as violências como causas externas de grande impacto na saúde pública.
“A violência contra a mulher é uma grave violação de direitos humanos e um problema de saúde pública. O Agosto Lilás nos lembra que é preciso fortalecer redes de proteção, qualificar os serviços e ampliar o acesso à informação”, afirmou Maria Célia Motta Gressi, referência técnica das DANTs da GRS Ubá. “Cada município que se mobiliza contribui para transformar realidades e salvar vidas”, disse a referência.
As ações locais se articulam com eventos estaduais, como a Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, iniciada em 27/8 e finalizada no dia 29/8, que reuniu representantes do governo e da sociedade civil para debater e propor avanços nas políticas públicas de igualdade de gênero e enfrentamento à violência.
Alinhada a essa atuação da SES-MG, a GRS Ubá reforça seu compromisso com a promoção da saúde integral das mulheres e com o fortalecimento das estratégias intersetoriais que garantam dignidade, segurança e autonomia para todas.
Denuncie
A Central de Atendimento à Mulher, o Ligue 180, é um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra as mulheres. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. O Ligue 180 presta os seguintes atendimentos:
- orientação sobre leis, direitos das mulheres e serviços da rede de atendimento (Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referências, Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), Defensorias Públicas, Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres, entre outros.;
- informações sobre a localidade dos serviços especializados da rede de atendimento;
- registro e encaminhamento de denúncias aos órgãos competentes;
- registro de reclamações e elogios sobre os atendimentos prestados pelos serviços da rede de atendimento.
É possível fazer a ligação de qualquer lugar do Brasil ou acionar o canal via chat no Whatsapp (61) 9610-0180. Em casos de emergência, deve ser acionada a Polícia Militar, por meio do 190.
Por Keila Lima
Foto: Divulgação