Agentes de saúde e combate às endemias concluem curso técnico

Formação técnica foi obtida na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em parceria com o Ministério da Saúde, para aperfeiçoar os processos de trabalho da vigilância em saúde

Os agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate às endemias (ACE) do município de Passos – da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos – receberam nesta semana o certificado de técnicos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foram 18 meses e uma carga horária de 1.275 horas de aulas na modalidade à distância para formação teórica e técnica, visando o aperfeiçoamento dos processos de trabalho na vigilância em saúde.

O curso habilitou os ACS como “técnicos em agente comunitário de saúde (ACS)”, para atuarem na identificação, prevenção e controle das doenças e agravos. Os ACE foram habilitados como “técnicos em vigilância em saúde com ênfase no combate às endemias (ACE)”, para identificação, prevenção e controle de fatores de risco presentes no território local.

             Os certificados foram entregues a 69 formandos em cerimônia realizada na quinta-feira (11/12) na Câmara Municipal de Passos. Participaram da entrega as enfermeiras preceptoras do curso e representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Passos e SRS Passos.

Essa foi a segunda turma do curso pelo Projeto Mais Saúde com Agente, parceria da UFRGS com o Ministério da Saúde e Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A primeira turma, com 119 ACS e 14 ACE, formou-se em 2023. Desta vez foram 54 ACE e 15 ACS.

Os cursos foram destinados aos profissionais dessas áreas que atuam nos municípios que aderiram ao Programa Mais Saúde com Agente do Ministério da Saúde. O critério para participação foi: formação de nível médio ou cursando o último ano do ensino médio ou matriculado na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino médio.

Para o secretário de Saúde de Passos, Randal Vargas, com os agora técnicos em ACS e ACE, o município está ganhando um reforço que irá resultar na melhoria dos serviços para os usuários do SUS. “Os agentes vêm se adequando, melhorando, para que o conhecimento venha ao encontro das necessidades da população”, disse.

A referência técnica da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde, Gilmar Antonio Batista Machado, representou a SRS Passos na solenidade, e destacou a importância da qualificação do profissional de saúde. “A partir do momento que, em especial o agente comunitário de saúde, passa a ter novas habilidades, por exemplo a realização de alguns procedimentos, como aferição de pressão, curativo, teste de glicemia, o usuário passa a contar com mais essa possibilidade de cuidado do agente comunitário, que é aquela pessoa que está no dia a dia da casa dele, com criação de vínculo. Então, ele já possui uma maior capacidade de resolução”, disse.

Segundo a coordenadora municipal da Atenção Primária à Saúde, Clarissa Carneiro Leão Batista, a educação permanente na área da saúde é importante para qualificação e atualização profissional para que seja oferecido um serviço melhor para a comunidade. “As políticas de Atenção Primária e de Vigilância em Saúde mudam a todo momento. Então, a partir do momento que eu tenho uma reciclagem, que eu faço um curso, que eu me aperfeiçoo naquilo, eu consigo ofertar melhor o trabalho desenvolvido para a comunidade, tanto o ACS quanto o ACE”, avaliou.

A agora técnica em agente comunitária de saúde, Maria do Carmo Anastácio Brito, recebeu seu certificado de conclusão do curso e acredita que a qualificação vai contribuir para desempenhar melhor o seu papel, podendo aferir a pressão arterial ou fazer um teste de glicemia na casa do paciente. “Às vezes, o paciente está em casa, não está se sentindo bem, e tem aquela necessidade de ir até a unidade de saúde. E a gente pode ir à casa dele para adiantar essa parte. Isso facilita muito a vida dele, porque a nossa função, o nosso trabalho é estar ali no dia a dia, dentro da casa, dentro da vida do paciente”, acrescentou.

Por Ascom SRS Passos

Foto: Ascom SRS Passos/Enio Modesto – Agentes de saúde e de endemias agora são técnicos em ACS e ACE, respectivamente

Rolar para cima