Trinta municípios do Norte de Minas jurisdicionados à área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) e às gerências regionais de saúde de Januária e Pirapora já formalizaram adesão ao Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes), o que abre boas perspectivas para o avanço na capacitação de profissionais em todas as microrregiões. Tendo como signatária a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a adesão dos municípios ao Coapes também já conta com a participação de sete instituições de ensino superior, duas escolas técnicas e cinco hospitais sediados em Montes Claros, Januária, Brasília de Minas, São João do Paraíso e Várzea da Palma.
O Coapes tem como finalidade o aprimoramento da relação entre as instituições de ensino e os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo melhores condições de inserção de estudantes da área de saúde na rede de serviços já existentes. Isso vai garantir o acesso dos estudantes a todos os estabelecimentos de saúde como cenário de práticas para a formação técnica, graduação e da residência em saúde, bem como estabelecer as atribuições das partes relacionadas ao funcionamento da integração ensino-serviço-comunidade.
Entre os municípios que já aderiram ao Coapes no Norte de Minas estão: Janaúba, São João da Ponte, Brasília de Minas, Coração de Jesus, Capitão Enéas, Porteirinha, Montes Claros, Jaíba, Claro dos Poções, Pai Pedro, Monte Azul, Japonvar, Patis, Manga, Salinas, Joaquim Felício, Glaucilândia; Guaraciama. Francisco Dumont, Olhos D´Água, Itacambira, São João do Pacuí, Januária, Porteirinha, Lassance, Várzea da Palma, São João do Paraíso, Juramento, Vargem Grande do Rio Pardo e Taiobeiras.
Benefícios
Referência técnica do Núcleo de Gestão Regional da SRS de Montes Claros, Erlen Elken Mota e Santos avalia como “bastante expressiva a adesão dos municípios, de instituições de saúde e de ensino do Norte de Minas ao Coapes, o que possibilitará o incremento das ações de capacitação de profissionais para atuar na área da saúde no Norte de Minas, tendo como base os objetivos do SUS.
“Municípios de todas as microrregiões de saúde jurisdicionadas à SRS de Montes Claros e às gerências regionais de saúde de Januária e Pirapora já aderiram ao Coapes e a tendência é de que o número de participantes seja ampliado a partir do momento que os gestores tomarem conhecimento dos benefícios que isso proporcionará na melhoria dos serviços de saúde da região”, assinala Erlen Mota.
Da mesma forma, a Superintendente Regional de Saúde de Montes Claros, Patrícia Aparecida Afonso Guimarães Mendes observa que “por meio do Coapes os municípios terão mais facilidade e agilidade na capacitação de servidores da saúde, envolvendo instituições de ensino que já possuem experiência na formação de profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento. Sem dúvida, isso se constituirá num considerável ganho não só para os profissionais, mas também, para a melhoria dos serviços da rede de saúde como um todo”, conclui a superintendente.
Além da SRS de Montes Claros e das gerências regionais de saúde de Januária e Pirapora, participam da coordenação de ações do Coapes no Norte de Minas representantes da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros; Instituto Superior de Educação Ibituruna (Iseib); Faculdades Integradas Pitágoras; Faculdade de Saúde Ibituruna; Faculdades Unidas do Norte de Minas; Associação Educativa do Brasil; Faculdade de Ciências Odontológicas do Norte de Minas; Fundação de Saúde Dílson Godinho; Hospital Municipal de Januária; Fundação de Saúde de São João do Paraíso; Hospital Municipal Senhora de Santa (Brasília de Minas) e Hospital Municipal de Várzea da Palma.
Residência Médica
Com duração de dois anos e disponibilidade de 63 vagas, em fevereiro de 2017 será iniciado o primeiro curso de residência na área de medicina de família e comunidade, contemplando oito municípios do Norte de Minas que já formalizaram adesão ao Coapes. O curso será ministrado no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF).
Estão sendo contemplados os municípios de Grão Mogol, Monte Azul e Taiobeiras (3 vagas para cada localidade); Janaúba (9); Montes Claros (27); Pirapora, Porteirinha e Salinas (6 vagas para cada município).
A seleção dos profissionais será iniciada dia 13 de novembro com aplicação de prova de conhecimentos médicos e avaliação curricular, com envio de documentação entre os dias 30 de novembro e 6 de dezembro. O resultado final será divulgado no dia 31 de janeiro de 2017.
Autor: Pedro Ricardo