Acontece hoje, na Secretaria Municipal de Saúde de Lassance, vinculada a Gerência Regional de Saúde de Pirapora, a oficina do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ), na Unidade Básica de Saúde do Bairro Nova Lassance. A oficina, realizada para os integrantes do ESF, recepcionistas, motoristas e todos os servidores da Unidade, tem o objetivo de induzir e ampliar o acesso e a melhoria da qualidade da Atenção Básica em Saúde.
Na parte da manhã os temas abordados foram, O Humaniza SUS, pela enfermeira Thatiane Leal Fernandes e a Comunicação nos Serviços de Saúde, pela Assessora da Secretaria de Saúde, Cláudia Gontijo.
Um dos conceitos apresentados para acolhimento foi que “Acolher é dar acolhida, admitir, aceitar, dar ouvidos, dar crédito a, agasalhar, receber, atender”. Para Thatiane, o importante é não deixar o paciente sair frustrado, é ouvir, dialogar, orientar.
Segundo o agente de saúde Hugo Pereira da Silva, que atende a área rural, quando eles chegam pela primeira vez na casa do paciente, a família ouve, e de acordo com a abordagem do agente, ele sai dali com um vínculo criado. Na próxima visita, já é o morador que quer falar, que deseja a visita.
Quando foi falado sobre a Comunicação nos Serviços de Saúde, os participantes deram vários exemplos, desde o atendimento do médico da UBS que vai parar nas redes sociais, como o facebook, a comunicação interna, essencial para o bom funcionamento das atividades, até a comunicação humanizada na recepção da Unidade que se estende para fora do âmbito da Saúde. Para um serviço de saúde ter qualidade é preciso estar integrado às redes.
O programa precisa “aliar ciência e a tecnologia dos cuidados de saúde e a aplicação delas na prática dos serviços.” Com esse objetivo, a enfermeira Renata Diniz, falou dos desafios, como a necessidade de qualificação dos processos de trabalho das equipes, da elevada rotatividade dos profissionais, comprometendo o vínculo com a equipe, sobre o desenvolvimento, a avaliação e os indicadores de desempenho, ressaltando a necessidade de melhorar cada vez mais o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.
Autor: Cláudia Gontijo