Como acolher as pessoas em crise de Saúde Mental? Esta foi a pergunta que norteou 12° Colegiado Regional de Saúde Mental das microrregiões de Saúde Ubá e Muriaé, realizado no dia 9/5, no auditório da UNIFAGOC. O evento apresentou palestras e relatos de experiências de unidades de atenção psicossocial da Rede de Atenção Psicossocial Regional (Raps) da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá.
O acolhimento à crise em saúde mental ainda é um grande desafio aos profissionais da Rede e no Colegiado foi abordado a temática visando capacitar e aprimorar essa demanda cada vez mais crescente na sociedade. Para fomentar a discussão, foi apresentada a palestra sob o tema “Acolhimento à crise em saúde mental”, ministrada por Carla Barbosa de Oliveira, médica psiquiátrica do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de São Francisco do Glória. Juntamente, a equipe do Samu Cisdeste, relatou as dificuldades e desafios na abordagem à crise de saúde mental na Urgência e Emergência, abrindo para discussões para o alinhamento do atendimento na Raps.
O objetivo do Colegiado foi reafirmar o cuidado centrado no sujeito e em suas demandas, entendo que cada pessoa é singular, sendo orientado pelos princípios da dignidade e do respeito, valorizando a autonomia do sujeito e tornando-o protagonista da sua vida. Além disso, visou aproximar e fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial, facilitando o acesso às informações e a resolução das demandas referentes à saúde mental.

“Precisamos olhar para as pessoas em sofrimento mental em sua completude e complexidade, dando voz ao sujeito e às suas necessidades. Por isso discutimos o acolhimento no Colegiado, destacando o protagonismo dos dispositivos da Raps como articuladores deste cuidado, como os Centros de Atenção Psicossocial e os Centros de Convivência e Cultura (CCC)”, disse Karla Granato, referência técnica em Saúde Mental da Gerência Regional de Saúde Mental de Ubá.
A referência complementou que, para isso, é essencial qualificar os profissionais, sensibilizando para práticas como a escuta ativa e cuidadosa, entendendo a pessoa como um todo.
Colegiado Regional de Saúde Mental
O Colegiado Regional de Saúde Mental (CRSM) é um grupo de trabalho que se reúne regularmente para discutir sobre a política estadual de saúde mental, além de trazer reflexões acerca das práticas dos dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial Regional (Raps), possibilitando o aprimoramento técnico das equipes e proporcionando mudanças e melhorias no atendimento que beneficiem os usuários da Raps.
Por Keila Lima
Fotos Marcela Azevedo