Neste mês de outubro, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) participa e promove, em parceria com outras instituições, uma série de ações de mobilização social na promoção do Movimento Outubro Rosa. As ações ocorrem em várias regiões do estado e do dia 18/10 (quinta-feira) a domingo, 21/10, o prédio da Agência Central dos Correios no centro de Governador Valadares foi iluminada na cor rosa e recebeu projeção de animações em laser.As iniciativas, que já vem ocorrendo desde o início do mês em todo o Estado, fazem parte do Programa Estadual do Câncer de Mama. Esse programa estimula mulheres de 45 a 69 anos a fazerem mamografia de dois em dois anos, como medida de prevenção ao câncer de mama. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em até 90%.
Na sexta (19-10), a Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV) apoiou com material informativo os grupos de intervenção urbana, coletivos Pedra Negra e Território do Avesso. As organizações organizaram uma sala de estar na Praça dos Pioneiros, com sofá, tapetes, pincéis, varais de poesias com sutiãs rosas da Campanha Outubro Rosa e também promoveram um fórum de discussão sobre a importância da prevenção do câncer de mama para as mulheres e panfletaram nas ruas próximas ao evento.
Ainda no final de semana, o Grupo Coelho Diniz, a maior rede de supermercados de Valadares, aderiu à campanha, motivando todos os seus funcionários de suas sete lojas a utilizar o símbolo da campanha e também vai promover durante os próximos dias, na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), uma gincana onde se premiará o grupo de trabalhadores que melhor decorar os estabelecimentos, utilizando também os sutiãs rosa da campanha e temas do Outubro Rosa. Já a Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares realiza, por meio do Centro Viva Vida de Referência Secundária (CVVRS), a partir desta segunda-feira (22-10) e até 26 deste mês, exames de mamografia e preventivos. As unidades de saúde também realizarão preventivos e agendarão mamografias.
A Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC ) também se integra nesta semana ao Outubro Rosa , iluminando de cor rosa seu prédio e distribuirá material informativo aos seus alunos.
“O objetivo da Saúde Estadual com toda essa mobilização é conscientizar as pessoas da importância do diagnóstico precoce, principalmente às mulheres com idade entre 45 e 69 anos de idade. É importante que a mamografia, seja feito, pois o câncer de mama não escolhe sua vítima. Até mesmo os homens, apesar de serem casos raros”, comentou a superintendente Regional de Saúde de Governador Valadares, Sheila Furbino. Encerrando a campanha na cidade, no próximo dia 27-10 (sábado) os servidores da SRS-GV e representantes de outras instituições participam de uma caminhada promovida pela Associação de Assistência às Pessoas com Câncer (AAPEC), que terá início com uma concentração às 9 horas na Praça Júlio Soares do bairro Ilha dos Araújo e às 10 horas, deslocamento em direção à Praça dos Pioneiros, no centro. Na praça haverá brincadeiras para crianças com pula-pula, pipoca, pintura e, para todos os presentes, distribuição de material informativo aferição de pressão arterial e glicose, entre outros serviços.
Minas registra aumento de 22% no nº de mamografias
A população de mulheres mineiras com idade 45 a 69 anos é de 2.397.315 milhões; dessas 1.753.932 são SUS dependentes.
Em Minas Gerais, foi registrado um aumento de 22% no número de mamografias realizadas no âmbito do Sistema Único de Saúde, se comparado ao primeiro quadrimestre de 2011.
Este ano, 176.288 exames foram realizados, enquanto que em 2011, foram 143.932 exames. Na faixa prioritária (50 a 69 anos), foram realizadas 91.048 mamografias o que representa 23% a mais que no ano passado, quando foram feitos 73.982 exames.
Em Governador Valadares foi também significativo o número de mamografias, sendo realizado pelo CVVRS em 2010, 3.495 exames. Em 2011, subiu para 6.571 e, este ano, até o mês de agosto, já se contabilizam 6.356 mamografias.
Além disso, 4.684 pacientes estão sendo acompanhadas pelo Programa MAMA, desenvolvido pelo Centro Viva V,ida que atende mulheres com câncer que já passaram pelo tratamento ou que têm apenas nódulos. As pacientes ainda participam de um grupo de apoio no Centro Viva Vida, nas terças-feiras à tarde.
Autor: Frederico Bussinger / SRS – GV