Ações de saúde realizadas pela SES marcam mais um evento Ação Global

Imagem

Créditos: Alessandra MaximianoEm um único dia os moradores do bairro Aarão Reis e do entorno, em Belo Horizonte, foram informados sobre como combater à dengue, além disso, gestantes tiveram a oportunidade de se cadastrar no programa mães de Minas, por meio do número 155 para receber informações sobre cuidados com a gravidez e o bebê. As mulheres de 50 a 69 anos também tiveram a oportunidade realizar o exame de mamografia, no mamógrafo móvel. Estas e outras atividades foram realizadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), durante o evento Ação Global realizado pelo SESI e pela Rede Globo Minas.

As atividades começaram na manhã de sábado (18/05) e estenderam até às 16 horas. O dengue móvel e o dengômetro, o programa Mães de Minas e a unidade móvel de mamografia marcaram presença na ação.

Prevenção

Realizando cerca de 50 exames durante o dia, a unidade móvel de mamografia foi uma das atividades mais procuradas. Maria das Dores Jardim, 62 anos, é moradora do bairro Goiânia e se dirigiu até o bairro Aarão Reis para realizar o exame. “Realizei o meu último exame em novembro de 2011 e sei que é necessário fazer este exame sempre. Como diz o ditado: prevenir é melhor do que remediar.” A dona de casa Tânia Maria Lopes de Lima, 51 anos, moradora do bairro São Gabriel, também foi uma das mulheres que não perdeu a oportunidade de cuidar da saúde. “Sei que este é um exame preventivo e na correria do dia a dia não temos a oportunidade de realizá-lo nas unidades de saúde ou pagar para fazer. Achei esta oportunidade muito importante e não poderia deixar passar”, afirmou.

O médico ginecologista e mastologista Antônio Fernando Lages, que encaminhava as mulheres para o exame na unidade, acredita que a ação foi fundamental para a prevenção do câncer de mama. “Em alguns mutirões do câncer de mama em que participei, uma entre 384 mulheres apresentou um câncer palpável e por isso é muito importante a prevenção e o tratamento correto da doença”, disse o médico. As unidades móveis de mamografia da SES-MG, já percorreram várias cidades do estado. Atualmente são sete unidades móveis de mamografia e até julho serão mais 10 unidades que contribuirão para a prevenção da doença e para os cuidados com a saúde da mulher.

No dengômetro e no dengue móvel a presença foi marcada pelas crianças que traziam garrafas, latas e pneus para trocar por material escolar. Evandro Gomes Gonçalves, 12 anos, compareceu até o local com uma sacola de latas e trocou por borrachas. “Vou utilizar estas borrachas na escola e ainda vou dar algumas para meus colegas. A professora já falou na aula que devemos eliminar objetos que acumulam água, pois são onde o mosquito coloca seus ovos”, afirmou.

Gestante de quatro meses Nayane Cristina da Silva Teixeira foi uma das grávidas que foi até o stand do Programa Mães de Minas para receber informações sobre a gravidez. Ela foi cadastrada no número 155 e será acompanhada até que seu bebê complete um ano de idade.

Durante todo o evento cerca de 30 mil pessoas circularam pelo local buscando informações e atendimentos. Além das ações de saúde, aproximadamente 80 mil atendimentos foram realizados entre atividades de saúde, educação, lazer, cultura, cidadania, meio ambiente e ação social.

Autor: Alessandra Maximiano

Rolar para cima