Academias ao ar livre entregues pelo Governo de Minas proporcionam convívio e prática física à população

Imagem

As tradicionais praças das cidades mineiras ganharam mais uma função social com as entregas das academias ao ar livre, pelo Governo de Minas Gerais. Os equipamentos coloridos e de fácil uso despertaram na população de vários municípios o gosto pela malhação.

Exemplo disso pode ser visto em Capitólio, no Território Sudoeste. Segundo a professora de Educação Física, Luana Terra de Oliveira, os frequentadores da Praça da Orla trocaram o sedentarismo pelas atividades aeróbicas e ginásticas localizadas. “A academia é frequentada por pessoas de todas as faixas etárias. Os idosos são os principais beneficiados com a atividade física, já que o exercício propicia melhor condicionamento físico”, comenta Luana.

Já o estudante João Pedro de Lima Santos, de 17 anos, de Poço Fundo, no Território Sul, conseguiu economizar o valor que pagava para treinar em academia convencional desde que os aparelhos ao ar livre foram instalados no município. “Treino todos os dias. Os equipamentos são ótimos e proporcionam o mesmo desempenho daqueles que estão em uma academia convencional”, compara o jovem.

O estudante cita, ainda, a vantagem de aproximar as pessoas. “A praça fica cheia. Muitos jovens, que antes ficavam ociosos, agora ocupam a praça com atividade física”, relata.

Política pública

Os aparelhos são instalados em praças e locais públicos abertos, com o objetivo de proporcionar gratuitamente, além da prática de exercícios físicos, um espaço de lazer e interação social para as comunidades. No conjunto de equipamentos de ginástica estão simuladores de caminhada, esqui e cavalgada, além de bancos para exercícios para as pernas e braços.

Como funciona?

Módulos com diversos aparelhos estão em instalação nos 17 Territórios de Desenvolvimento, por meio de convênios e termos de doação do Governo de Minas Gerais, através das secretarias de Estado de Governo e Esportes, com as prefeituras.

As prefeituras definem o local ou praça em que será instalada a academia. Cabe também ao município a preparação do terreno ou local para receber os equipamentos, bem como o profissional que irá acompanhar o usuário. No ano passado, 260 conjuntos de equipamentos foram doados a 148 cidades. Em 2017 já foram entregues 105 academias para 74 municípios. A administração estadual investirá, entre 2016 e 2017, R$ 8,6 milhões na ação. 

Próximas entregas

Novas entregas de 93 academias ao ar livre estão previstas até o final deste mês para cerca de 60 municípios, segundo a Seesp. Veja a lista dos próximos municípios contemplados. Além disso, outras nove cidades ainda devem ter suas entregas programadas nos próximos meses. Para a finalização de outras 56 doações, o Governo de Minas Gerais aguarda o recebimento dos documentos por parte dos municípios.

 

Autor: Agência Minas

Rolar para cima