Há meio século, em 29/8/1975, nascia em Pouso Alegre o Centro Regional de Saúde. Não era apenas a inauguração de um prédio, mas a materialização de um sonho coletivo: descentralizar a saúde, aproximar o Estado da vida do povo e construir redes capazes de transformar realidades com cuidado, orientação e humanidade. Nessa perspectiva, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) celebrou, no dia 2/10, quinta-feira, os 50 anos de criação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre.
O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Bacchereti, destacou a relevância da SRS durante esse período. “Tenho muita confiança no papel dos colaboradores na ponta, perto do cidadão para que se construam as políticas públicas de forma mais assertiva e entregando valor para a nossa população mineira”, disse o secretário. “Tenham orgulho de poder transformar a saúde de Minas junto com os outros quase 5 mil servidores que fazem a Secretaria Estadual de Saúde acontecer” reforçou Baccheretti.
Na ocasião, houve o momento institucional com a fala da superintendente regional de Saúde, Adriana Ferreira, do subsecretário de Regionalização da SES-MG, Luiz Fernando Miranda , parlamentares e referências em Saúde na região. Na sequência, o momento do servidor com homenagens e depoimentos de colaboradores ativos e inativos que marcaram a história da Regional, premiações e encerramento com coffee break e apresentação musical.
Segundo a superintendente da SRS Pouso Alegre, muitos desafios e barreiras foram vencidos, muitos esforços foram empenhados, o que fortaleceu cada município e serviço de modo a levar uma saúde pública de qualidade à população do extremo sul de Minas. “Agradeço a todos os servidores, ativos e inativos, que se dedicaram e se comprometeram para essa história, para que a Regional tivesse o destaque que tem. Hoje, se temos uma saúde pública resolutiva em 97% nesta macrorregião de saúde, é porque muitas pessoas contribuíram para uma saúde com qualidade e acessível para toda a população sul mineira”, disse a superintendente.
O subsecretário de regionalização da SES- MG , Luiz Fernando Miranda, agradeceu ao trabalho da regional. “São vocês que conseguem fazer com que a nossa política de saúde traga o calor do território, a realidade, falar o que vai funcionar, o que não vai, os contos e as dificuldades para que tenhamos políticas mais aderentes à realidade do território. Então contamos muito com vocês e estamos nos esforçando de modo que as regionais sejam mais ouvidas”.
“Cinquenta e três territórios que carregam no peito a confiança de que aqui pulsa uma casa do SUS — capaz de articular, apoiar, planejar e capacitar. Uma Regional que cria redes, implementa políticas públicas e torna efetivo o cuidado em saúde, transformando diretrizes em práticas que alcançam cada pessoa em sua comunidade” concluiu a especialista em políticas de gestão à Saúde da SRS Thaiana Andrade.
Por: Otávio Coutinho
Foto: Otávio Coutinho