3ª Onda do Saúde em Rede contemplará 40 municípios da macrorregião de Saúde Oeste

Foto: Willian Pacheco

Ocorreu na quinta-feira, 15 de dezembro, no anfiteatro da Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Divinópolis (UEMG-Divinópolis), o lançamento da terceira etapa do Saúde em Rede, que nesta fase contemplará 40 municípios da macrorregião de Saúde Oeste, abarcando as microrregiões de Saúde de Bom Despacho, Campo Belo, Formiga, Itaúna, Oliveira/Santo Antônio do Amparo e Pará de Minas.

Ao todo, 48 profissionais participarão das oficinas de formação de tutores nesta fase de expansão. Para oferecer suporte aos municípios, o Saúde em Rede conta com analistas centrais, analistas regionais, Apoiador do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-MG) e Apoiador da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais-MG, que serão responsáveis pela realização das atividades propostas pelo Projeto com os tutores municipais da Atenção Primária à Saúde e Atenção Especializada.

A analista regional e servidora da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis, Ana Claudia Silva, explica que o objetivo do projeto é organizar as redes  de atenção à saúde, incluindo tanto a  Atenção Primária quanto a Atenção Especializada, além da Hospitalar, com o intuito de  promover um melhor atendimento à sociedade, focando, principalmente, nas linhas de cuidado materno-infantil e hipertensão-diabetes.

Com a implantação do Saúde em Rede nos municípios, espera-se que haja maior satisfação do usuário na atenção primária, consultas especializadas mais resolutivas e com menos fila para atendimento, menor número de internações hospitalares, utilização mais eficiente dos recursos empregados na saúde e uma rede de atenção estruturada para atendimento da população no modelo de atenção às condições crônicas.

Segundo Ana Cláudia, “o Projeto Estratégico Saúde em Rede representa também uma oportunidade para que a Atenção Primária à Saúde atue realmente como ordenadora da Rede de Atenção, seguindo os princípios e diretrizes que estruturam o SUS”. “Além disso, é uma ocasião privilegiada para que as referências técnicas da SRS Divinópolis que atuam como analistas regionais possam ter um contato mais próximo com os municípios da macrorregião de Saúde Oeste e demais parceiros”, destacou.

Julio Barata, superintendente regional de Saúde de Divinópolis, destacou  a importância de espaços de discussão como o proposto pelo projeto para promover mudanças nos processos de trabalho. “Temos um desafio de sair destas reuniões e encontros e levar para a ponta, para perto do usuário, aplicando as políticas públicas federais e ou estadual”,  ressaltou o superintendente.

 

Saúde em Rede

O Saúde em Rede é um processo  formativo educacional, aplicado de forma  permanente, que busca desenvolver a competência das equipes para o planejamento e organização da atenção à saúde, focando nas necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). É um modelo de educação permanente que segue  diretrizes clínicas de acordo com o Modelo de Atenção às Condições Crônicas, além de reunir um conjunto de ações educacionais, voltadas para o desenvolvimento de competências de conhecimento, habilidades e atitudes necessárias para a organização e qualificação dos processos assistenciais.

Autor: Willian Pacheco

Rolar para cima