2º Monitoramento do PDR reúne gestores do Triângulo do Sul na SRS Uberaba

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba promoveu, na quinta-feira, 16/10, o 2º Encontro Regional de Monitoramento do Plano Diretor de Regionalização (PDR), com a participação de gestores de saúde de todas as microrregiões de Saúde do Triângulo do Sul. Realizado no auditório da SRS, o encontro teve como objetivo avaliar o desempenho das microrregiões de Saúde de Frutal/Iturama, Araxá e Uberaba no 1º quadrimestre de 2025, além de planejar ações de melhoria contínua para a assistência hospitalar e a gestão regional de saúde. 

Durante a manhã, foram apresentados os indicadores de resolubilidade hospitalar, que medem a capacidade das microrregiões em atender sua própria população, evitando deslocamentos desnecessários para o município polo de macrorregião. A análise dos dados permitiu identificar áreas críticas nas clínicas cirúrgicas e médicas, como Endocrinologia, Urologia e Saúde Mental, além de apontar necessidades de reorganização dos fluxos assistenciais entre polos e municípios. À tarde, os participantes contribuíram com o preenchimento do Formulário Participativo de Planejamento de Ações de Melhoria Contínua, que busca envolver os gestores locais na construção de estratégias regionais.

Gestão descentralizada

O monitoramento do PDR objetiva descentralizar a gestão, ajustando as políticas públicas de saúde conforme cada realidade. O resultado é o fortalecimento da Rede de Atenção, com mais integração entre os níveis assistenciais e a ampliação do acesso da população aos serviços. A assessora de Governança Regional e Estratégica da SRS Uberaba, Sheila Beatriz Rezende de Oliveira, destacou que o monitoramento do PDR é uma ferramenta viva de gestão, que permite enxergar onde se está e para onde é preciso avançar. 

Segundo Sheila, o papel da equipe regional é “identificar fragilidades na resolubilidade das microrregiões, construindo junto com os gestores, ações estruturantes que fortaleçam os serviços de saúde e garantam o cuidado integral ao usuário”. Ela enfatizou ainda, que “cada município tem uma função essencial dentro da rede, sendo que o compromisso da SRS, é fazer com que essa engrenagem funcione de forma integrada, solidária e efetiva. Por isso, aplicamos o Formulário Participativo, para abranger todos os olhares e valorizar experiências locais”, concluiu. 

Por: Sara Braga

Foto: Sara Braga

Rolar para cima