2º Encontro de Coordenadores Macrorregionais é realizado na Escola de Saúde Pública

Imagem

Nessa quinta e sexta-feira (10/12) e (11/12), a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) recebeu o 2º Encontro de Coordenadores Macrorregionais. A atividade foi promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), com o objetivo de reunir os gestores das 28 macrorregiões de saúde do Estado, de acordo com o Plano Diretor de Regionalização (PDR), para discussões técnicas acerca da regulação de urgências.

Segundo a diretora de regulação assistencial da SES-MG, Wandha Karine dos Santos, o encontro é uma oportunidade de alinhamento de novas diretrizes e também espaços de diálogos, de prática da Educação Permanente em Saúde (EPS). “Sempre que necessário nos reunimos, em especial quando novos protocolos e rotinas de atendimento são estabelecidos na política estadual de saúde. Além disso, discutimos as diferenças e peculiaridades de cada macrorregião de saúde”, explicou.

Entre os assuntos abordados, os participantes discutiram as pactuações da última reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), a política de regulação hospitalar e cirurgias eletivas e também o atendimento aeromédico no Estado, que contou com a presença de representante do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

O 1º Encontro de Coordenadores Macrorregionais foi realizado em maio desse ano e já estão previstos encontros em 2016. Nesses dois dias, como encaminhamento, foi formado um Grupo Técnico que irá dar seguimento às discussões sobre o transporte médico, em especial o Serviço de Atendimento Móvel as Urgência (SAMU), que atente toda a população e é um serviço que integra o Sistema Único de Saúde (SUS).

Autor: Sílvia Amâncio

Rolar para cima