1ª Virada Oncológica do Norte de Minas será realizada dia 26 de julho, em Montes Claros

Com a participação de aproximadamente 150 profissionais de saúde, entre eles médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e universitários, Montes Claros sediará, no dia 26/7, a 1ª Virada Oncológica do Norte de Minas. O evento vai ocorrer no período de 9h às 16h, na Praça Dr. Carlos Versiane, com o objetivo de realizar o diagnóstico precoce de diversos tipos de câncer em homens e mulheres. 

A iniciativa está sendo coordenada pela Ação Solidária às Pessoas com Câncer (ASPEC), uma organização da sociedade civil, sediada em Belo Horizonte, e que há mais de dez anos presta assistência a pacientes oncológicos em todo o estado. Em novembro de 2024 a entidade realizou, em Montes Claros, o II Fórum de Discussão e Enfrentamento do Câncer de Cabeça e Pescoço de Minas Gerais.

O presidente da ASPEC, Marcelo Pedroso, explica que “a realização da 1ª Virada Oncológica leva em conta a importância do diagnóstico precoce dos diversos tipos de cânceres para que os tratamentos tenham maior possibilidade de êxito”. 

Por esse motivo, a Virada Oncológica contará com a participação de médicos e profissionais de saúde atuantes na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Dilson Godinho, além dos hospitais Universitário Clemente de Faria e das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira, sediados em Montes Claros; acadêmicos de cursos da área da saúde da Universidade Estadual de Montes Claros; Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte); Faculdades de Ciências Odontológicas de Montes Claros (FCO) e do Centro Universitário das Faculdades Pitágoras de Montes Claros (UNIFIPMoc). 

Denise Maria Lúcio da Silveira, referência técnica da Coordenadoria de Redes de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, reforça que o diagnóstico precoce é de fundamental importância para o tratamento eficaz dos diversos tipos de câncer, entre eles o de cabeça e pescoço. 

“Os tumores malignos atingem a boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireóide e seios paranasais. As pessoas acometidas por esses tumores podem enfrentar perda significativa da qualidade de vida durante e após o tratamento, devido ao comprometimento da fala, além de sequelas funcionais e psicológicas”, pontua a coordenadora.

Na organização da 1ª Virada Oncológica a ASPEC conta com a participação da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros; do 55º Batalhão de Infantaria do Exército; da Copasa e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SES-MG). A Coordenadoria de Redes de Atenção à Saúde da SRS Montes Claros está mobilizando municípios da sua área de abrangência para a participação no evento, com o encaminhamento de pessoas para a realização de exames.

Em tendas instaladas na Praça Dr. Carlos serão ministradas palestras e serão realizados atendimentos com foco nos cuidados da saúde das mulheres: diagnóstico do câncer de mama, colo do útero, ovário é doenças do endométrio (tecido que reveste o interior do útero) e, também, para o cuidado com a saúde do homem com a coleta de amostras para realização de exames de PSA (câncer de próstata), de testículos e de pênis.

Durante a Virada, médicos oncologistas também farão avaliação e diagnóstico para câncer de boca, cabeça e pescoço, esôfago, garganta, tireóide, estômago, intestino, colorretal, de pele e pulmão.

As pessoas atendidas e que tenham diagnóstico sugestivo para algum problema de saúde, serão encaminhadas para a realização de exames mais específicos em unidades de saúde sediadas em Montes Claros ou em municípios polo mais próximo de suas residências. 

Por: Pedro Ricardo

Foto Ascom/Hospital Dilson Godinho: Serviço de mamografia do Hospital Dilson Godinho

Rolar para cima