10º Encontro do Colegiado Gestor Regional de Saúde Mental debate atribuições do Samu na Rede de Atenção Psicossocial

Foto: Daniela Mendes

 

A Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul realizou, no dia 24 de maio, no auditório Gilberto Campos de Oliveira, o 10º Encontro Colegiado Gestor Regional de Saúde Mental, com o tema: “As atribuições do SAMU como componente da Rede de Atenção Psicossocial”. O evento reuniu profissionais da área para discutir e fortalecer as políticas de saúde mental na região.

A abertura do encontro ficou a cargo do Diretor da GRS Pedra Azul, Marcelo Alves, e da coordenadora da CAS, Michele Ferraz de Figueiredo, que ressaltaram a importância do Colegiado no fortalecimento das políticas de saúde mental.

O coordenador do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, Vinicius Pinheiro de Souza, abordou o fluxo de atendimento e o manejo da atenção à crise. Em seguida, participou de uma roda de conversa, onde os participantes puderam esclarecer dúvidas, discutir casos e compartilhar experiências.

Durante a tarde, os supervisores clínico-institucionais Gabriel Assis e Karina Sicupira, apresentaram o “Protocolo de Matriciamento em Saúde Mental do Município de Itaobim”, um documento elaborado durante sua atuação na cidade, voltado para as equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

A coordenadora municipal de Saúde Mental, Keila Gomes Silveira, e as psicólogas Miraene Farias Macedo e Lahize Santos Souto, do município de Divisa Alegre, compartilharam suas experiências e projetos de fortalecimento da saúde mental em suas localidades, garantindo uma assistência humanizada e a consolidação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Em seguida, Daniela Carvalho, coordenadora, e Alice Querubim, referência técnica, falaram sobre o Fluxo de Atendimento do CAPS AD III Regional de Pedra Azul, explicando o funcionamento do serviço, a assistência humanizada e a garantia do direito do usuário ao tratamento aberto na comunidade.

 

Participantes

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de expor cartazes e vídeos das ações realizadas em comemoração ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, celebrado no dia 18 de maio. Estiveram presentes no encontro profissionais do SAMU de Pedra Azul, coordenadores de Saúde Mental e APS, referências técnicas em Saúde Mental, CEREST, Centro de Convivência e Cultura, representantes dos hospitais gerais, supervisores clínicos-institucionais e outros profissionais que compõem a RAPS.

Para a referência técnica regional de saúde mental, Álcool e outras drogas da GRS Pedra Azul, Daniela Mendes, o evento teve como objetivo uma visão mais ampla sobre a Rede de Atenção Psicossocial. “Esse encontro nos proporcionou uma compreensão mais aprofundada sobre como os profissionais do SAMU lidam com a atenção à crise e estabelecem parcerias no cuidado à saúde mental”, explicou.

A coordenadora municipal de Saúde Mental de Divisa Alegre, Keila Gomes Silveira, destacou a importância do Colegiado Gestor de Saúde Mental como um espaço de acolhimento, discussões embasadas em conhecimento científico e direcionadas por normativas e diretrizes. “Assuntos inerentes à saúde mental e os respectivos trabalhos envolvidos, perpassam por estigmas e fragilidades. Nesse sentido, dispositivos como o Colegiado Gestor de Saúde Mental torna-se algo de suma relevância. Tendo em vista que é um espaço de acolhimento, discussões com aparatos científicos, regidos também por normativas e diretrizes que proporcionam aos profissionais conhecimento e reconhecimento, fatores importantes para seguir na luta, desenvolvendo atividades essenciais e promovendo qualidade de vida aos usuários que necessitam dos serviços”, defendeu Keila.

Autor: Allan Gomes Campos

Rolar para cima