1ª reunião das câmaras técnicas das CIBs micro e macrorregional é realizada em Montes Claros

FOTO 2 7

Com a participação de dirigentes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais – (Cosems), a Regional de Saúde de Montes Claros realizou nesta segunda-feira, 3/2, a 1ª reunião das câmaras técnicas das Comissões Intergestores Bipartite – (CIB) das micro e macrorregião de saúde do Norte de Minas. Trata-se da implantação do novo regimento interno das CIBs, aprovado em novembro de 2019 pela Deliberação 3.030, definindo questões de fluxos e prazos para encaminhamento de documentos, além das representações dos municípios no âmbito das micro e macrorregiões de saúde.

As reuniões das câmaras técnicas são realizadas previamente às reuniões de CIB micro e macro, com objetivo de definir a pauta dos assuntos que serão apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG) e pelos municípios.

As comissões intergestores bipartite são instâncias colegiadas de articulação, negociação e pactuação entre os gestores municipais e estadual, relativas à gestão do Sistema Único de Saúde – (SUS). As comissões possuem três instâncias: Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais (CIB-SUS-MG), instituída no âmbito do Estado; Comissão Intergestores Bipartite Macrorregional (CIB Macro), envolvendo as macrorregiões de saúde; e a Comissão Intergestores Bipartite Microrregional (CIB Micro), instituída no âmbito das microrregiões.

Plano de Desenvolvimento

Em janeiro deste ano entrou em vigor o novo Plano Diretor de Regionalização – (PDR), revisado pela SES-MG e aprovado pela CIB-SUS-MG. Com a nova configuração, a Regional de Saúde de Montes Claros agregou o município de Mirabela à sua área de atuação. Até então, o município pertencia à Regional de Saúde de Januária.

Com a responsabilidade de coordenar as ações de saúde em 54 municípios, a Regional de Montes Claros passou a atuar numa área superior a 67,5 mil quilômetros quadrados, que concentra mais de 1 milhão e 123 mil habitantes.

Com o novo PDR a Regional de Montes Claros aumentou de cinco para sete as microrregiões de saúde na sua área de atuação: Bocaiúva; Coração de Jesus; Francisco Sá; Janaúba/Monte Azul; Taiobeiras; Montes Claros e Salinas.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, avalia que a revisão do PDR representa avanços na coordenação das ações de saúde por parte da SES-MG. Isso porque, explica, “as alterações realizadas no Plano de Desenvolvimento visam orientar os futuros projetos de investimentos e as necessidades de habilitação de prestadores de serviços, priorizando regiões com base em indicadores de resolubilidade e cobertura”, afirmou.

Autor: Pedro Ricardo

Rolar para cima