A 1ª Feira da Agricultura Familiar, que aconteceu nessa terça-feira (13/8), na Fundação Ezequiel Dias (Funed), foi um sucesso. A iniciativa é uma realização da Associação dos Técnicos Agrícolas de Minas Gerais (ATAMG) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG), em parceria com a Funed. Além de ser incentivo aos produtores da agricultura familiar, a feira foi um presente para os servidores, no mês em que a Fundação celebra 117 anos.
Segundo o presidente da Funed, Felipe Attiê, o evento chega para retribuir aos servidores e colaboradores o empenho e dedicação com as entregas recentes, como o recapeamento das ruas da Fundação e a reforma estrutural do prédio da Divisão de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa). “Agradeço a todos, principalmente ao diretor de Planejamento, Gestão e Finanças, Dimitri Assis, e ao assessor da Presidência, Paulo Márcio de Carvalho, que se envolveram diretamente nesse projeto-piloto. É um privilégio estimular a agricultura familiar, algo tão presente em nosso estado, em parceria com a ATAMG e com a Emater–MG”, ressalta.
O presidente também agradeceu a presença do deputado estadual, Antônio Carlos Arantes, um dos interlocutores para a vinda da feira. “Agradeço ao deputado que, desde que assumi a gestão da Funed, não mediu esforços para nos ajudar a reerguer a Fundação, uma determinação do governador Romeu Zema e do seu vice, Mateus Simões”, pontua.
O evento também contou, entre outras autoridades, com a presença do diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, que destacou a importância de trazer os produtos da agricultura familiar para Belo Horizonte, um grande centro urbano, e dentro de uma instituição de renome, como a Funed. “Todos se beneficiam da feira: o servidor que tem acesso a alimentos frescos e produtos de qualidade, e o expositor, que tem a oportunidade de oferecer seu serviço. O projeto itinerante percorrerá ainda outros 50 pontos de encontro da Região Metropolitana de BH. Agradecemos pelo apoio e acolhida dos servidores da Funed”, destaca.
Quem participou do evento pode apreciar produtos típicos da culinária mineira, como o tradicional queijo, doce de leite, hortaliças e café. Havia ainda stands com artesanato, pães, carne de porco defumada, aperitivos, temperos, entre outras iguarias de dar água na boca. Tudo isso ao som de muita música boa.
Autor: Janaína Santos