Curso prático de auriculoterapia reúne em Montes Claros profissionais de 27 municípios do Estado

Imagem

Numa iniciativa do Ministério da Saúde, através da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Montes Claros sediou, no dia 27 de outubro, aula prática do Curso de Formação em Auriculoterapia para profissionais que atuam em serviços de atenção básica. A capacitação organizada pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros foi realizada no auditório do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams) e contou com a participação de profissionais de saúde que atuam em 27 municípios de várias regiões do estado. O curso foi ministrado pelo instrutor da  UFSC, Eduardo Nunes da Silva. 

 

Em Minas Gerais, Montes Claros e Belo Horizonte foram os municípios selecionados para sediar as aulas práticas do curso de auriculoterapia, que tem como objetivo capacitar profissionais de nível superior, por meio de ensino semipresencial. Os profissionais precisam ter formação de nível superior e atuação, de preferência efetiva, em Equipes de Saúde de Família (eSF); Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou centros de saúde tradicionais; em equipes de atenção domiciliar; consultórios de rua; equipes de saúde fluvial e similares.  

 

Em Montes Claros o curso foi dividido em duas turmas, totalizando 40 profissionais que trabalham em Araguari, Ibiaí, Montes Claros, Carbonita, Unaí, Claro dos Poções, Bocaiúva, Mirabela, Pirapora, Itambacuri, Buritizeiro, Chapada do Norte, Unaí, São João da Lagoa, Botumirim, Lagoa dos Patos, Araçuaí, Dom Bosco, Salinas, Capitão Enéas, Turmalina, Curral de Dentro, Comercinho, São Francisco, Joaquim Felício, Couto de Magalhães e São Gonçalo do Rio Preto.

 

A referência técnica da Coordenadoria de Atenção à Primária Saúde (APS) da SRS Montes Claros, Patrícia Lima Magalhães explica que o conteúdo da capacitação foi dividido em duas etapas, sendo a primeira teórica, realizada na modalidade ensino à distância (EaD). Essa fase é dividida em cinco módulos sequenciais, com carga horária de 75 horas. Na segunda etapa, os profissionais participam de aula prática e presencial, com carga horária de cinco horas. 

 

“Aumentar o número de profissionais qualificados para ofertar a auriculoterapia nos serviços de atenção primária à saúde possibilitará um cuidado mais humanizado e integral à saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, viabilizará aos municípios o recebimento de insumos fornecidos pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, a partir da Deliberação 4.096, aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB-SUS) no dia 14 de fevereiro deste ano. Por meio da deliberação foram estabelecidos os critérios para a distribuição de insumos para a realização das atividades de práticas integrativas e complementares em saúde no estado. A distribuição aos municípios teve início em abril e farão jus aos materiais as localidades que já possuem as práticas de auriculoterapia implantadas e registradas nos sistemas oficiais de saúde da atenção primária, no semestre correspondente ao exercício anterior”, explica Patrícia Magalhães.

Autor: Pedro Ricardo / Foto: SRS Montes Claros

Rolar para cima