Regional de Juiz de Fora retoma iniciativa para conhecer de perto a realidade do território

Imagem

O Dia do Café é comemorado em 14 de abril e um estudo divulgado em 28 de junho, pelo periódico Frontiers in Behavioral Neuroscience, sugere que apenas a expectativa gerada para tomar a bebida ajuda a colocar o cérebro ativo e com melhor performance para iniciar bem o dia. Fazer uma reunião com a possibilidade de tomar um café, além de um costume mineiro, é algo que aproxima as pessoas.

Tendo em vista esta possibilidade de aproximação, ainda no dia 28 de junho, o superintendente da Regional de Juiz de Fora, Renan Guimarães de Oliveira, retomou um projeto realizado anteriormente que tem café no nome. “É um projeto que trago do meu cotidiano desde a época em que atuava na Gerência Regional de Saúde (GRS) Leopoldina, denominado “Café com o Gestor’”, explicou Oliveira.

Café com o Gestor

A iniciativa visa aproximar a Secretaria Municipal de Saúde (SRS) de Juiz de Fora com os gestores municipais e as atividades que eles estão desenvolvendo nos municípios. Renan de Oliveira detalha que “a visita é guiada pelo próprio gestor. Ele mesmo faz o roteiro. Ouvimos a equipe, os profissionais, conhecemos as unidades de saúde e, por fim, acontece um bate-papo sobre as demandas do território”, disse.

Este ano, a jornada pelos 37 municípios que compõem a Regional de Juiz de Fora teve início com os municípios de Coronel Pacheco, Oliveira Fortes e Lima Duarte. “Os dois primeiros municípios foram escolhidos por estarem com gestores que tomaram posse recentemente e, por isso, não receberam a visita durante o ano passado”, enfatizou Oliveira.

Coronel Pacheco com foco na cobertura vacinal

Em Coronel Pacheco o superintendente conheceu a proposta de construção da nova Farmácia de Minas. Na sala de vacina, foi discutida a cobertura vacinal. A equipe falou sobre as dificuldades e os desafios enfrentados para melhorarem o número de imunizados e também as iniciativas que estão desenvolvendo para tornar o cenário positivo.

De acordo com dados extraídos do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI PNI), em 22 de junho, a cobertura vacinal para influenza está em 59,75%* para o público infantil no município. Acima da média da regional de Juiz de Fora, que é de pouco mais de 40%. Porém, a meta é 95% de cobertura para o público-alvo da campanha que segue até 31 de julho.

O secretário municipal de saúde, José Carlos, destacou a importância do diálogo entre estado e município. “Ficamos alegres com a visita do superintendente. Nos permitiu uma troca de experiências, aproximando e refinando o diálogo com o município. As portas estarão sempre abertas”, disse.

Oliveira Fortes com nova unidade de saúde em obras

Em Oliveira Fortes o ponto central da visita foi a obra de reforma de uma nova unidade básica de saúde. A obra está sendo realizada em um prédio cedido pelo estado neste mês de junho. A secretária municipal de saúde, Cheila Cantarino da Silveira, salientou a importância de algumas instruções recebidas. “Fomos orientados em vários trâmites da obra, de documentação entre outras coisas. Trocamos informações e experiências de trabalho. Espero que novas visitas possam acontecer”, declarou Cheila Catarino. Houve também um bate-papo com os profissionais de saúde na sede da secretaria municipal, que está sendo ampliada.

Atenção ambulatorial e hospitalar são prioridade em Lima Duarte

A visita a Lima Duarte teve como foco discutir a atenção ambulatorial e hospitalar de urgência emergência no município para buscar melhorias. O município apresentou propostas para a Atenção Primária à Saúde (APS) em andamento de forma tornar mais eficiente o serviço que é realizado pelas equipes de Saúde da Família.

“Há uma troca de saberes e práticas nesse projeto, que tem como cerne aproximar a regional do território e colaborar com os trabalhos que estão sendo realizados pelos gestores”, finalizou o superintendente Renan de Oliveira.

Autor: Jonathas Mendes / Foto: Divulgação SMS Coronel Pacheco

Rolar para cima