Regional de Pedra Azul realiza supervisão nas salas de vacina dos 25 municípios da região

Créditos: Stefane Moura Cardoso

O núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI) da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul realizou, nos meses de maio e junho, supervisões nas salas de vacinas dos 25 municípios da região nordeste de Minas. O objetivo dessas supervisões foi verificar a organização e os procedimentos adotados pelas salas de vacinas, abrangendo aspectos como a composição e qualificação da equipe de vacinação, a Rede de Frio, os sistemas de informação e registros, além das normas e manuais orientadores da vacinação.
Até o momento, foram supervisionadas 97 salas de vacinas ativas, tanto na zona urbana quanto na zona rural. Com base nas informações coletadas, a NUVEPI planeja realizar uma reunião no mês de agosto, para dar um feedback aos municípios sobre os desdobramentos das supervisões.

Supervisões nas salas de vacina

A supervisão teve como objetivo verificar a organização das salas de vacinas no que diz respeito à composição e qualificação da equipe de vacinação, aspectos gerais das salas de vacinas, Rede de Frio, procedimentos técnicos, sistemas de informação / registros de doses aplicadas, instrumentos de registro de vacinação, organização de manuais e normas orientadoras da vacinação, vigilância dos Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação ou Imunização (ESAVI), Vigilância do Centro de Imunobiológicos Especiais (CRIE), conhecimento da vigilância epidemiológica de doenças imunopreveníveis e ações de educação em saúde.

Para a enfermeira e referência técnica de imunização da GRS Pedra Azul, Stefane Moura Cardoso, as supervisões têm caráter pedagógico e permitem identificar forças, fraquezas, ameaças e oportunidades de melhoria e otimização do desempenho dos processos de trabalho no âmbito da imunização. “Acredito que a supervisão aproxima o Estado dos municípios, pois é uma oportunidade de aprimorar os processos de trabalho das salas de vacinas e corrigir a automatização na prática de vacinação, ressaltando as boas práticas de imunização. É uma ação estratégica que aborda de forma holística todos os eixos da imunização, promovendo maior qualidade nos processos de vacinação, monitoramento e melhores coberturas vacinais”, explicou.

A referência técnica da Epidemiologia da GRS Pedra Azul, Mayara dos Santos Silva, também participou, juntamente com a enfermeira Lavínia de Oliveira Mesquita, das supervisões da sala de vacina. Para Mayara, “as supervisões possibilitam que o Estado conheça a realidade local das rotinas de trabalho das salas de vacinas, suas dificuldades e gargalos, norteando assim o planejamento de ações e estratégias necessárias”.

Já a enfermeira da NUVEPI, Lavínia de Oliveira Mesquita, reforçou que o monitoramento permite conhecer a realidade de cada município. “As supervisões nas salas de vacinas são importantes pois além de levarmos as informações para os profissionais da “ponta”, nos permite visualizar a realidade de cada município, facilitando as tomadas de decisões e a solução dos problemas observados”, disse.

O enfermeiro e coordenador de imunização do município de Rubim, João Paulo Silva Botelho, agradeceu a equipe da GRS Pedra Azul pela visita ao município. “É fundamental a presença da GRS no município para que possa sanar as dúvidas, se fazendo presente. Sobre a supervisão na sala de vacina é muito importante porque nos orienta, fiscaliza e norteia as ações de vacinação. A GRS verifica os registros que realizamos, a validade das vacinas dentro das câmaras frias, enfim, observa todo o funcionamento da rotina de uma sala de vacina”, explicou.

A auxiliar de enfermagem da sala de imunização da Estratégia Saúde da Família (ESF) JK, de Rubim, Tereza Soares, ponderou que a supervisão realizada pela GRS é uma forma de priorizar e organizar a atenção primária. “A supervisão nos auxilia para que seja evitada a ocorrência de falha no procedimento, que pode acarretar reflexo na qualidade dos imunobiológicos para que a gente possa fornecer aos nossos pacientes um trabalho de qualidade”, avaliou.

Autor: Allan Campos

Rolar para cima