Capacitação para Agentes Comunitários de Saúde é tema de debate na SRS Pouso Alegre

Imagem

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) têm um papel essencial nas estratégias de saúde do SUS, por estarem em contato direto com a comunidade atuando na prevenção de doenças e de promoção da saúde. São os agentes que realizam ações coletivas ou individuais, nas visitas domiciliares, para que a população tenha acesso às informações e aos serviços de saúde, promoção social e cidadania.

Em uma ação para sensibilizar os ACS sobre a importância desse trabalho com as comunidades em que atuam, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre promoveu, no dia 16 de junho, a Capacitação para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Atuação e Registros no e-SUS, Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). O evento possibilitou a discussão das atribuições dos ACS e do SUS, enfatizando a importância e a abrangência da atuação dos profissionais.

 

De acordo com a referência técnica da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da SRS, Cynthia Regina Ferreira de Sousa Coelho dos Santos, a “capacitação contribui para treinar os ACS quanto a sua atuação na equipe e atribuições com a comunidade”. As adequações nos registros no sistema e-SUS PEC foram enfatizadas por Cynthia pelo fato de reduzirem inconsistências e retrabalho. “Há relatos dos próprios profissionais de melhorias nos processos de trabalho depois da capacitação”, observou.

O evento foi organizado e ministrado pelas referências técnicas da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) Cynthia Regina Ferreira de Sousa Coelho dos Santos e Ana Carolina Seabra Silveira Bastida. Participaram profissionais de 41 municípios da Superintendência Regional de Pouso Alegre, entre ACS, enfermeiros, coordenadores de Atenção à Saúde Primária (APS) e Tecnologia da Informação.

Autor: Otávio Coutinho

Rolar para cima