O Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência – (Cisrun), que administra o Samu da macrorregião Norte, realizou dia 17/6, em Taiobeiras, curso de primeiros socorros voltado para as diretrizes da Lei Lucas (Lei Federal n° 13722/19), que estabelece que profissionais que atuem em unidades de ensino sejam capacitados em primeiros socorros. A microrregião de Taiobeiras, composta por 16 municípios, integra a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros e a capacitação, realizada na Escola Municipal João da Cruz, aconteceu de forma simultânea à realização do Simpósio Microrregional Cisrun – Samu Macro Norte.
Os treinamentos foram realizados pela instrutora e enfermeira do Núcleo de Educação Permanente, Noeme Fonseca, e pelos técnicos em enfermagem, Jânio Silva e Francisco Gomes. Durante o curso, os profissionais aprenderam a identificar e como proceder no caso de uma emergência. Entre outros temas, foram abordadas questões relativas à obstrução de vias aéreas, conhecido como engasgo, parada cardiorrespiratória e traumas.
A monitora escolar, Maria Luísa Gonçalves de Oliveira, relatou que em 2022 participou de um treinamento ministrado pelo Samu e que, graças aos conhecimentos obtidos, conseguiu salvar a própria mãe. “Ela teve uma crise repentina e entrou em parada cardiorrespiratória. Acionei o Samu e, antes do atendimento chegar, coloquei em prática o que havia aprendido”, contou Maria Luísa.
Neste ano o Cisrun já realizou treinamento em Januária com foco na Lei Lucas e, depois de Taiobeiras, a previsão é de que outras microrregiões serão contempladas nos próximos meses.
Autor: Pedro Ricardo / Foto: Ascom/Cisrun