A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia e a Gerência de Regional (GRS) de Saúde de Ituiutaba proveram em parceria com os Conselhos Regionais dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais de Uberlândia e Ituiutaba, o Seminário de Governança Regional – Perspectivas e Desafios da Gestão Municipal, para os 27 municípios que fazem parte do Triângulo do Norte, no dia 10 de novembro na Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap) em Uberlândia.
Na abertura do evento, o superintendente regional de saúde de Uberlândia, Marcelo José Pires Ferreira, pontuou que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) tem criado instrumentos para a qualificação da gestão municipal, e o Seminário é um produto do fortalecimento da governança.
“Sabemos das dificuldades que cada município enfrenta como gestor e executor de sua saúde, e estamos aqui, com representantes de todos os entes federados, no sentido da convergência de ações, já que o nosso desejo de resultado é único: superação dos obstáculos para a melhor saúde que pudermos oferecer a toda a população da macrorregião Triângulo do Norte”, destacou o superintendente.
Contribuindo para a mesa de debates, a secretária de saúde de Ituiutaba, Sandra Barbosa, destacou a importância da otimização dos recursos da saúde, redução da judicialização e o fortalecimento dos consórcios intermunicipais de saúde.
“Temos que criar espaços de discussão como este, para que nós, gestores da saúde, possamos buscar soluções conjuntas para conseguirmos fazer mais com o recurso que temos”, ressaltou Barbosa.
Palestras
A palestra inicial foi proferida pelo secretário executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Mauro Guimarães Junqueira, que abordou o fortalecimento dos processos de governança, organização e integração da Rede de Atenção à Saúde.
Em seguida, o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG), Eduardo Luiz da Silva, destacou os desafios da governança municipal.
A terceira fala foi do assessor da auditoria assistencial da SES-MG, Alex Rodrigues do Nascimento, que apresentou a auditoria como um instrumento de governança municipal.
Encerrando as palestras, a secretária de saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta Gonçalves, relatou sua experiência como gestora municipal há quase seis anos, apresentando os limites e possibilidades na gestão local do SUS.
Seminários Regionais de Governança do SUS-MG
Os Seminários Regionais de Governança do SUS-MG são encontros entre gestores municipais e regionais, promovidos pela Assessoria de Governança Regional das Unidades Regionais de Saúde. Tais encontros têm o objetivo de promover o alinhamento da regionalização às necessidades da população, além da capacitação dos gestores municipais, visando aprimorar as instâncias de governança do SUS na região.
Autor: Lilian Cunha