GRS Leopoldina promove Seminário de Governança Regional

Imagem

A Gerência Regional de Saúde de Leopoldina (GRS) realizou, no dia 14 de junho de 2022, no Auditório da Câmara Municipal de Leopoldina, o Seminário de Governança Regional: gestão municipal eficiente.

O evento teve como  objetivo  fortalecer a governança municipal, visando a qualidade, efetividade e transparência da gestão e contou com a presença de gestores, coordenadores setoriais e técnicos de 12 dos 15 municípios das Regiões de Saúde de Além Paraíba e Leopoldina/Cataguases. Além destes também estiveram presentes representantes estaduais e regionais da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), contando ainda com delegações de Juiz de Fora e Ubá e representantes de Conselhos Municipais de Saúde. 

Os temas abordados foram escolhidos em conjunto com os gestores municipais em reunião plenária da CIB e definidos de forma a atenderem a necessidade local.

 A primeira apresentação, ministrada pelo superintendente de Desenvolvimento, Cooperação e Articulação Regional da SES-MG, Ricardo Assis Alves Dutra, teve como tema Governança no SUS: um arranjo cooperativo.

Em seguida, a exposição dialogada abordou Lições práticas da operacionalização das emendas parlamentares, com a apresentação pelo diretor de Formalização de Convênios e Resoluções da SES-MG, Gutemberg Brandon Viana de Andrade. 

Na sequência, o gerente Regional de Saúde de Ubá-MG, Franklin Leandro Neto, discorreu sobre Indicadores da APS: apoio ao processo decisório no território.

Concluindo as apresentações, Renan Guimarães de Oliveira, superintendente regional de Saúde de Juiz de Fora-MG, discorreu sobre o tema A importância do planejamento no apoio a gestão municipal.

Após a exposição dos temas pelos convidados, os participantes puderam apresentar perguntas para o esclarecimento de dúvidas e de opiniões complementares proporcionando um clima de grande envolvimento e aprendizado objetivo.   

Segundo a gerente Regional de Saúde de Leopoldina, Aline Costa Rezende, “o seminário Regional de Governança superou nossa expectativa de engajamento, de atenção e de mobilização, pois tivemos uma troca de experiências e compartilhamento de conhecimentos que, certamente, contribuirão para o crescimento e desenvolvimento da gestão e da governança regional”, comentou. 

O seminário contou também com dois momentos culturais, um na abertura, com a apresentação de quatro músicas motivadoras pelo Grupo Violão Enluarado ligado ao Conservatório Estadual de Música Lia Salgado e outro no encerramento com uma exibição de dança afro pelo Grupo Pérola Negra.

 

 

Autor: Angélica Pereira da Cruz e Oberdan Moreira Rocha

Rolar para cima