Em 2021, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES MG), implantou o Plano Estadual de Enfrentamento à Sífilis (PEES) com o objetivo de diagnosticar e tratar em tempo oportuno a doença e reduzir a ocorrência e os óbitos por sífilis congênita em todo o estado.
Como estratégia de identificação das pessoas portadoras da sífilis, HIV e Hepatite B e C, o Estado de Minas Gerais estabeleceu a descentralização do teste rápido para a atenção primária dos municípios, visando facilitar o acesso da população aos exames e iniciar precocemente o tratamento.
Com esse objetivo, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni, em parceria com Serviço de Atenção Especializada do Centro de Testagem e Acolhimento (SAE/CTA) do município de Teófilo Otoni, realizaram, nos dias 6 e 7 de junho, uma capacitação sobre testagem rápida para os profissionais de saúde da atenção primária dos 32 municípios de sua abrangência.
Para a enfermeira da atenção primária do município de Carlos Chagas, Lívia Soares Moreira Cruz, a descentralização do teste rápido para os municípios potencializa a identificação das pessoas portadoras de alguma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), no território. “Muitas pessoas têm a doença e não sabem. E, muitas delas descobrem por meio do teste rápido”, ressaltou.
A enfermeira e referência técnica de IST/AIDS e hepatites virais da SRS Teófilo Otoni, Mariane Carlech, explicou que antes os pacientes tinham que se deslocar até o município de Teófilo Otoni para realizar o exame. Hoje, basta procurar a Unidade de Saúde mais próxima, fazer o teste e, em 30 minutos, ter acesso ao resultado, iniciando assim o tratamento. “Cabe à Atenção Primária a realização do teste rápido e o tratamento imediato de gestantes e seus parceiros com exame positivo para sífilis, além de encaminhar para o serviço especializado os pacientes com triagem positiva para as outras doenças”, pontuou.
Além de detectar a sífilis e a hepatite B e hepatite C, o teste rápido também faz o diagnóstico do HIV.
Autor: Déborah Ramos Goecking