Covid: Regional de Montes Claros entrega mais vacinas e público para dose de reforço é ampliado

Foto: SES-MG

Os 54 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros receberam na segunda-feira, 6 de junho, a 85ª remessa de vacinas contra a covid-19. Ao todo foram repassadas às secretarias municipais de saúde 10.218 doses de vacinas, sendo 9.198 doses da Pfizer/BioNtech e 1.020 doses da Coronavac.

A referência técnica em imunização da SRS Montes Claros, Mônica de Lourdes Rochido explica que a nova remessa de imunizantes da Pfizer é destinada à aplicação da segunda dose na população adulta que aguarda o término do prazo para complemento do esquema vacinal. Concentrando a maior população da região, para Montes Claros foram entregues 6 mil doses de vacinas da Pfizer.

Por outro lado, sete municípios que solicitaram vacinas Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan, em São Paulo, também vão concluir o esquema vacinal em adultos.

DOSE DE REFORÇO                   

Desde sábado, 4 de junho, de acordo com nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde, pessoas com 50 anos ou mais e trabalhadores da saúde de todas as idades podem tomar a segunda dose de reforço contra a covid-19. A recomendação do Ministério da Saúde vale para quem já tomou a primeira dose de reforço há mais de quatro meses.

As novas orientações do Ministério da Saúde consideram a necessidade de reforçar a imunização nessa faixa-etária e para os trabalhadores dos serviços de saúde, com maior risco de contaminação. As vacinas da Pfizer, Janssen e Astrazeneca podem ser usadas, independentemente da dose aplicada anteriormente.

Segundo o Ministério da Saúde, “pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, mostrou que a combinação heteróloga para a dose de reforço, ou seja, de vacinas diferentes, é mais eficaz. Os resultados mostraram que a dose de reforço pode aumentar em até 100 vezes a produção de anticorpos contra a covid-19”. 

 

ADOLESCENTES

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes informa que dia 1º de junho a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) repassou às secretarias municipais de saúde orientações para aplicação da terceira dose de vacina contra a covid em adolescentes com idade entre 12 e 17 anos. Segundo nota técnica do Ministério da Saúde, a terceira dose deve ser administrada somente quatro meses após a última dose do esquema vacinal primário.“Os adolescentes devem ser imunizados, preferencialmente, com a vacina da Pfizer, independente do imunizante aplicado nas duas primeiras doses. Se houver disponibilidade no município, a Coronavac também poderá ser utilizada”, explica a coordenadora.

Para a aplicação da dose de reforço em adolescentes a SES-MG está aguardando a liberação de mais vacinas por parte do Ministério da Saúde. Isso porque a estimativa é de que mais de 1,7 milhão de adolescentes devem receber a dose de reforço contra a covid no estado.

Autor: Pedro Ricardo

Rolar para cima