A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros conclui nos próximos dias a modernização dos sistemas de informática das coordenadorias de Vigilância Epidemiológica, Sanitária, Ambiental e de Saúde, bem como da Rede de Frios que repassa vacinas a 54 municípios do Norte de Minas. O investimento viabilizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) contempla a instalação de dois novos servidores torre PowerEdge T440 com Windows Server 2019, processador Intel Xeon Silver, memória de 32 gigabytes e com tecnologia de armazenamento Sata SSD.
Um servidor, em suma, é um computador com grande capacidade de armazenamento e processamento de dados, cujo objetivo é conectar outros computadores através de uma rede. Um servidor funciona como um grande computador, mas ao invés de executar operações em nível doméstico, ele o faz em grande escala, transferindo esses resultados para diferentes computadores. “Com o investimento da SES-MG passaremos a ter um dos sistemas de armazenamento de dados mais avançados da atualidade e que resultará em mais agilidade no acesso dos servidores aos sistemas de armazenamento. Além disso, os novos equipamentos resultarão no aperfeiçoamento da rede de computadores da SRS Montes Claros, pois o serviço de armazenamento compartilhado de arquivos terá maior capacidade e a impressão de documentos ficará mais rápida”, explica o especialista em tecnologia da informação, Magno Santos.
Outro benefício que a instalação de servidores com tecnologia mais avançada trará para a Superintendência Regional de Saúde será a adoção de novas rotinas de segurança da rede de informática envolvendo, entre outros, a realização de backups e firewall.
A previsão é de que a configuração e instalação dos novos equipamentos seja concluída num prazo de 15 dias, com a participação de profissionais da Diretoria de Inovação e Tecnologia da Informação do nível central da SES-MG.
Autor: Pedro Ricardo