A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou, entre 20 e 22 de junho, o treinamento Gestão de Risco, Teoria e Prática, ministrado pelo superintendente Central de Auditoria em Gestão de Riscos da Controladoria Geral do Estado (CGE), Armando Noé Carvalho. O curso tem como foco capacitar servidores de diferentes áreas da SES-MG para identificar, planejar e gerir ameaças que poderiam comprometer a execução de atividades.
Foram convidados membros de todas as subsecretarias para que pudessem aprender a metodologia de gestão apresentada pela CGE e, dessa forma, reaplicá-la em seus respectivos processos de trabalho. “É muito importante cuidarmos do que é público. Por isso ter acesso ao conhecimento, às ferramentas e aos materiais de estudo que possam nos auxiliar no cotiado é fundamental”, destaca a assessora de Gabinete da Secretaria, Mayla Sousa.
Ao longo do encontro, Armando Noé Carvalho pontuou a importância desse conhecimento na Administração Pública. “Para além de qualificar as entregas da Secretaria, o curso objetiva garantir a execução dos serviços no âmbito da Saúde Estadual”, afirmou o superintendente.
A referência técnica da Assessoria Estratégica da SES-MG, Maria Ângela Costa, explica que a necessidade de um treinamento específico sobre gestão de riscos foi identificada a partir da análise e do andamento do Plano de Integridade da Secretaria. “Uma das etapas do Plano de Integridade demanda, justamente, a construção de uma proposta de plano de ação para que a gestão de riscos seja implementada”.
Maria Ângela detalha que, a partir da análise dos setores da SES-MG, para identificar quais são os que mais fazem aquisição (como a Assistência Farmacêutica, por exemplo), foram estruturados cinco grupos. Posteriormente, esses grupos atuarão como multiplicadores do conhecimento adquirido no curso. “O processo de compra seria, dessa forma, o piloto, justamente por ter que passar por todas as áreas da Secretaria”, afirma a referência técnica.
O curso contou com a participação de cerca de 30 servidores da Secretaria, e teve carga horária de 10 horas.
Autor: Jornalismo SES-MG