Projeto Saúde em Rede encerra ciclos de capacitações na Regional de Saúde de Teófilo Otoni

Imagem

O último encontro do Saúde em Rede em Teófilo Otoni, ocorreu nos dias 24 e 25 de maio de 2022, no auditório da Rede de Ensino Doctum, e contou com a participação de membros da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), técnicos da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni, além de analistas regionais do projeto e tutores municipais indicados para replicar o conteúdo em seus respectivos territórios.

No dia (24/5), pela manhã, aconteceu a primeira amostra do projeto com ênfase nas ações de promoção à saúde realizadas pelos municípios de Angelândia e Ladainha. Na ocasião, Raísa Colares Franco, médica da Unidade São Domingos (Unidade Laboratório do projeto Saúde em Rede, em Ladainha), apresentou o projeto Acolhendo Mamães com Amor – AMA. “Em uma das oficinas do Saúde em Rede, fomos provocados a refletir sobre como questionar, ouvir, problematizar e gerar informação para os nossos pacientes. Isso me instigou e fez com que mudássemos a nossa estratégia de abordagem. Antes as pacientes participavam apenas como ouvintes das nossas palestras. Hoje, são protagonistas, compartilham informações e experiências”, declarou. Nesse mesmo dia, no período da tarde, foi efetuado o curso rápido de saúde bucal, em que foram repassadas orientações sobre o atendimento às gestantes de alto risco.

Créditos: Déborah Ramos Goecking

Já no dia (25/5), foi feito o monitoramento do projeto, além das apresentações das ações propostas pelos municípios dentro do plano de ação e elaboração do planejamento para expansão nas demais unidades de saúde dos municípios. “Cabe agora aos municípios se organizarem para expandir as novas práticas e conhecimentos para as outras unidades de saúde”, ressalta Flamorion Alves Fonseca, referência técnica da atenção primária da SRS de Teófilo Otoni.

Saúde em Rede

Com foco no desenvolvimento da rede materno infantil, o projeto Saúde em Rede foi criado com o objetivo de auxiliar os municípios na organização dos processos de trabalho da atenção primária e da atenção secundária que, no caso de Teófilo Otoni, é representada pelo Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE).

A Regional de Saúde de Teófilo Otoni foi contemplada com o projeto em sua primeira onda de expansão, em 2021. Cada município indicou dois profissionais para serem tutores do projeto e uma Unidade Básica de Saúde para ser a Unidade Laboratório. Foram nove ciclos de formação conduzidos pelos os analistas regionais, analista central e apoiadores da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, por meio de uma metodologia de educação permanente, com o propósito de desenvolver a competência das equipes.

Autor: Déborah Ramos Goecking

Rolar para cima