Regional de Saúde de Pirapora realiza 1ª Reunião Técnica do ano sobre Instrumentos de Gestão do SUS

Reunião por videoconferência - Instrumentos de Gestão do SUS - GRS Pirapora

Foi realizada pela Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora, por intermédio da Assessoria de Governança Regional, na manhã da última terça-feira dia 8, a 1ª Reunião Técnica do ano de 2022 sobre Instrumentos de Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo da reunião foi promover um espaço para apresentação e discussão do status do planejamento em saúde de todos os municípios da microrregião de Pirapora.

A regional contou com a participação da referência técnica estadual em instrumentos de gestão do SUS, Ivanete Reis, que destacou a importância do planejamento no SUS como função gestora que, além de requisito legal, é um dos mecanismos relevantes para assegurar a unicidade e os princípios constitucionais do SUS. “O planejamento em saúde segue o cronograma pré-estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS) e dentro dele destacamos o plano de saúde, a programação anual de saúde, o relatório detalhado do quadrimestre anterior (RDQA) e os relatórios de gestão”, falou Ivanete.

Para Gilson Paulo, referência técnica dos instrumentos de gestão do município de Pirapora, a reunião trouxe informações relevantes tendo em vista as ferramentas e os sistemas utilizados pelo MS, que estão em constantes atualizações em suas plataformas. Gilson disse que “desenvolverum planejamento em saúde é essencial para a organização dos processos e atividades de forma eficiente, que inclui a gestão de recursos e equipe, o gerenciamento de leitos, o atendimento de qualidade, entre outros fatores, ” explicou Gilson.

Adriana Katia Emiliano Souza, referência técnica regional, apresentou o status do planejamento dos municípios da microrregião de saúde de Pirapora e ressaltou que a Lei n° 8.080, de 19/09/90 nos artigos 36 e 37 define o processo de planejamento e orçamento do SUS e deve ocorrer de forma ascendente, assim pediu aos representantes dos municípios que priorizassem a inserção desses instrumentos no DigiSUS e demais sistemas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e Ministério da Saúde.

 

Autor: GRS Pirapora

Rolar para cima