A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos iniciou a etapa preparatória da formação de tutores municipais para a implementação do Projeto Estratégico Saúde em Rede na área de abrangência da SRS Passos. O processo começou com a realização do ciclo I de atividades conduzidas pelos analistas regionais, com o suporte de analistas centrais. O Saúde em Rede é um projeto da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), voltado para a estruturação da Rede de Atenção à Saúde (RAS).
As atividades do ciclo I foram realizadas nos dias 8 e 9 de fevereiro no auditório da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG), que emprestou o espaço para a SRS Passos, visando atender os protocolos sanitários contra a covid-19.
Segundo a coordenadora da Atenção à Saúde da SRS Passos e analista regional do Saúde em Rede, Vivian Castro Lemos, o ciclo I foi realizado com a participação dos 27 municípios da Regional de Saúde de Passos, envolvendo os profissionais da atenção primária e especializada na área materno-infantil. “Nós, analistas da Regional, caminharemos durante todo o ano de 2022 envolvidos e juntos neste processo, com intuito de aprimorar os fluxos de trabalho favorecendo o acesso ao usuário, que terá um acompanhamento mais próximo dos casos, facilitando a comunicação com as equipes multidisciplinares existentes nos territórios e os serviços na rede por meio das referências e contrarreferências”, disse.
A analista central Marianne Sardenberg Costa, da SES-MG, e os apoiadores Charles Caldas Silva, Braiane Marcelle Lemos (Escola de Saúde Pública de Minas Gerais ESP-MG) e Camila Trevisan Carvalho Comparini (Conselho das Secretarias Municipais de Saúde – Regional) atuaram como suporte dos analistas regionais Vivian Lemos, Gilmar Antônio Batista Machado e Jaqueline Silva Santos.
A superintendente da SRS Passos, Kátia Rita Gonçalves, abriu as atividades dizendo aos tutores municipais que a formação deles para a implementação do Saúde em Rede visa reestruturar e melhorar o sistema de saúde, dando mais autonomia para a atenção primária, tornando-se um legado para o contínuo fortalecimento do sistema de saúde. “Estamos vivenciando um momento em que a assistência à saúde tem demandado grande esforço dos profissionais de saúde. Neste sentido, a proposta do Saúde em Rede busca a articulação entre os componentes da rede de serviços integrantes do SUS, possibilitando a reorganização do processo de trabalho e propiciando uma maior comunicação dos serviços da rede”, comentou.
Para a analista central Marianne Sardenberg, o Saúde em Rede é uma proposta arrojada de reorganização de processos de trabalho por meio da educação permanente em saúde. Ela explica que no ciclo I de formação foram apresentadas diversas ferramentas e instrumentos que vão auxiliar ao longo de todo o processo.
“Presenciar o engajamento dos tutores e dos analistas regionais nas discussões, além de acompanhar a rica troca de experiências entre os serviços da atenção primária à saúde e da atenção ambulatorial especializada da SRS Passos, é revigorante, já que os serviços e os profissionais de saúde seguem enfrentando muitos desafios em função da pandemia”, observou Marianne, que acrescentou: “Estamos com expectativa bastante positiva de que a replicação das oficinas na unidade laboratório de cada município possa iniciar um período de mudanças que implique no fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde no território.”
Para Gilmar Machado, o Saúde em Rede irá resultar numa reordenação do cuidado com o usuário e sua comunidade. “A possibilidade de realização do Projeto Saúde em Rede, mesmo nesse momento de enfrentamento da covid-19 e de sobrecarga de trabalho, traz aos atores envolvidos a possibilidade de reorganização do processo de trabalho, tanto da Atenção Primária à Saúde, como da Atenção Ambulatorial Especializada”, avalia.
Para implementar o Saúde em Rede, a SES-MG planejou um conjunto de processos formativos, sendo a formação de tutores municipais um deles. O cronograma de atividades prevê oito ciclos de formação e monitoramento, que serão realizados até setembro deste ano. O próximo ciclo do polo Passos será em 15 e 16 de março.
Autor: Enio Modesto