A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Januária por intermédio da Coordenação de Atenção à Saúde realizou, no dia 9/2, quarta-feira, por videoconferência, a primeira Reunião de Colegiado de Saúde Mental do ano de 2022 contando com a participação de 52 pessoas, profissionais que compõem à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da área de abrangência da GRS de Januária.
As pautas apresentadas foram: Regimento do Colegiado e seus componentes, apresentação do Plano de Ação da RAPS, Conferência Estadual de Saúde Mental e divulgação de Informes.
O encontro do Colegiado ocorre seis vezes ao ano e tem por objetivo definir e discutir ações de gestão da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para fortalecer a Política de Saúde Mental, analisando, estudando e conhecendo a rede, além de proporcionar a interlocução entre os diversos atores como municípios, unidades de saúde, sociedade civil e profissionais.
Conforme Jéssica Rodrigues da Silva, psicóloga do Hospital Municipal Senhora Santana de Brasília de Minas, “esses momentos do colegiado são também momentos importantes para termos esse olhar mais cuidadoso com a vida de quem cuida, o cuidar de quem cuida, que somos nós. No decorrer da reunião percebi que nós precisamos muito de cuidados também. Esse espaço do Colegiado é um espaço bacana e para dividir angústias, partilhar aquilo que dá certo e, principalmente, buscar ajudar quando necessário. Achei que a reunião foi bem proveitosa.”
“A saúde mental é um tema entre os vários discutidos na área da saúde com pouco protagonismo. Promover espaços para discutir saúde mental é de extrema importância para o fortalecimento e qualificação, além de evidenciar a temática entre os diversos atores que participam desse processo recebendo ou ofertando cuidado”, reforçou a coordenadora da Atenção Primária da GRS Januária, Nayra de Oliveira Duarte.
Autor: Giuliana Dias Luz Batista