Municípios da macrorregião Centro-Sul participam de CIB em Tiradentes

Divulgação

Na última quarta-feira (1/12), os 51 municípios da macrorregião Centro-Sul participaram das últimas reuniões das Comissões Intergestores Bipartite (CIB) micro e macro deste ano. Realizadas na cidade de Tiradentes, as CIBs micro contaram com a participação dos municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena, e a CIB macro contou com a parceria da Gerência Regional de Saúde (GRS) São João del Rei e a participação de seus municípios.

O evento marcou a volta das reuniões presenciais no território, que anteriormente estavam sendo realizadas por videoconferências. Sobre o encontro, as dirigentes regionais de saúde de Barbacena e São João del Rei destacaram a importância dessa oportunidade de reunir os gestores e agradecer o trabalho que vem sendo realizado na saúde da região, especialmente após os períodos mais críticos da pandemia.

“A realização da última reunião ordinária de CIB Macro Centro-Sul do ano de 2021 tem um significado especial. Poder reunir presencialmente é uma grande conquista do trabalho de todos os 51 municípios em mais um ano de enfrentamento a covid-19 e também de sucesso da vacinação no território. É um momento para agradecermos a parceria entre Estado e município nesse momento atípico que exige de todos discernimento e serenidade para tomadas de decisões”, afirmou a superintendente regional de Saúde de Barbacena, Hérica Vieira Santos.

Também na ocasião, a gerente regional de Saúde de São João del Rei, Edwalda Assumpção, agradeceu as parcerias e manifestou seus votos para 2022: “Foi com muito prazer que recebemos em nosso território os gestores municipais de Saúde da macrorregião Centro-Sul, numa primeira oportunidade de se encontrarem presencialmente. Agradecemos a todos que compareceram, como a gestora de Tiradentes, Jania Costa, e a superintendente regional de Barbacena, Hérica Vieira, que não mediram esforços para que o encontro fosse um sucesso. E, na oportunidade registramos nosso desejo e empenho para que 2022 seja um ano de grandes conquistas em favor da melhoria do SUS e que o amor a si, ao próximo e à humanidade seja o fio condutor de todos os nossos fazeres”, pontuou.

Durante a reunião da CIB Micro, foram pautas: monitoramento da estratégia das cirurgias eletivas; repasse financeiro da Estratégia de Saúde Cardiovascular (ECV); solicitação de incremento de teto financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC) ao Ministério da Saúde pelos municípios de Carandaí, Cipotânea e Congonhas; programação da descentralização do incentivo financeiro federal de custeio, em caráter excepcional, para o fortalecimento do acesso às ações integradas para rastreamento, detecção precoce e controle do câncer no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS); grade de referência para atendimento às vítimas de violência sexual das microrregiões de Barbacena, Congonhas e Conselheiro Lafaiete; Centros Colaboradores (CC), visando fomentar a descentralização da vigilância laboratorial, por meio da habilitação e atuação em rede.

E na CIB Macro, as pautas foram sobre: semana nacional de prevenção do Câncer Bucal; monitoramento do Componente Hospitalar Bucomaxilofacial/Paciente com necessidades especiais; grade de referência para atendimento às vítimas de violência sexual da macrorregião Centro-Sul; e pactuação da composição dos membros do Comitê Gestor Regional de Oncologia Macro Centro-Sul.

Divulgação

 

Autor: Priscila Rezende

Rolar para cima