Secretaria de Saúde faz curso on-line para enfrentamento à hanseníase

Imagem

A Coordenação Estadual de Hanseníase da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está com inscrições abertas até esta sexta-feira, 12/11, para a Capacitação on-line em Hanseníase da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). O curso acontecerá na tarde da próxima quarta-feira, 17/11 e é voltado principalmente para os profissionais de saúde de nível superior, da área de Atenção Primária à Saúde.

O curso on-line terá 3h30 de duração, período em que serão ministradas seis aulas previamente gravadas por hansenólogos associados à SBD. Um dermatologista especializado em hanseníase fará a assistência remota e estará à disposição dos participantes durante a apresentação, para discussão e esclarecimento de dúvidas como a detecção de casos novos, tratamento e reações, prevenção de incapacidades físicas – fundamentais para controlar a cadeia de transmissão e evitar as deformações – e outras incapacidades decorrentes da doença. Os participantes receberão certificação.

O objetivo da capacitação é formar multiplicadores das estratégias de enfrentamento da hanseníase no estado, como informa a coordenadora estadual de Hanseníase da SES-MG, Marina Caldeira. “Convidamos toda a atenção primária à saúde em Minas Gerais a participar desse evento e também alguns representantes de áreas estratégicas das demais complexidades assistenciais, farmacêutica, laboratorial e de vigilância, além das representatividades institucionais que compõem o Comitê Estadual de Enfrentamento da Hanseníase”, detalha a coordenadora.

“A SBD agrega um vasto conhecimento na área e foi a entidade que elaborou o projeto de capacitação, em parceria com o Ministério da Saúde, de forma a qualificar os profissionais da atenção primária estratégicos para o desenvolvimento das ações de enfrentamento da hanseníase”, complementa Marina Caldeira.

Segundo a coordenadora, o enfrentamento é essencial para impedir que a subnotificação aumente o número de casos e a gravidade das manifestações. “O desconhecimento é o desafio importante pois, apesar de ser uma doença milenar, a hanseníase integra o rol das doenças negligenciadas e atualmente disputa atenção com diversas emergências de importância à saúde pública. O estigma histórico da doença também contribui, seja por medo ou preconceito desnecessários sobre a doença que, se tratada oportuna e adequadamente, leva à cura do paciente, à melhora na qualidade de vida, evita sequelas e impede a transmissão“, salienta.

As inscrições devem ser feitas pelo Formulário de Inscrição.

Confira a programação:

Capacitação online em Hanseníase da Sociedade Brasileira de Dermatologia

  • 14h – 14h30 – Abertura: vídeo institucional e Quiz inicial
  • 14h30 – 15h – Manifestações clínicas e diagnósticos diferenciais – Dra. Lucia Martins Diniz
  • 15h – 15h30 – Avaliação neurológica e prevenção de incapacidades – Dra. Maria Katia Gomes
  • 15h30 – 15h50 – Discussão
  • 15h50 – 16h20 – Tratamento e manejo de casos – Dr. Egon Daxbacher
  • 16h20 – 16h50 – Estados reacionais e seu tratamento – Dra. Sandra Durães
  • 16h50-  17h20 – Discussão e Quiz final
Rolar para cima