A Campanha Nacional de Multivacinação, que teve o prazo de implementação prorrogado pelo Ministério da Saúde até o dia 30 de novembro, já alcançou 14.753 crianças e adolescentes residentes em 86 municípios que compõem a macrorregião Norte.
Até a quinta-feira, 4, dados contabilizados pelo Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) dá conta de que as secretarias municipais de saúde da região já aplicaram 32.360 doses de vacinas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a atualização das cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.
A coordenadora de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, entende que “a prorrogação da campanha dá mais tempo para os municípios manterem a busca ativa do público-alvo, viabilizando com isso a ampliação das coberturas vacinais e, consequentemente, o aumento da prevenção contra doenças imunopreveníveis”.
Entre as vacinas disponíveis em todos os municípios estão: BCG; DTP; Poliomielite; Rotavírus Humano; Pneumocócica; Meningocócica; Febre Amarela; Tríplice viral; Hepatite A e B; Varicela; dtpa e HPV. Para cada vacina, a meta é que em todos os municípios a cobertura vacinal alcance 95% do público.
Como a Campanha de Multivacinação é voltada para a atualização do calendário vacinal e das cadernetas de crianças e adolescentes, não é possível o estabelecimento de uma meta do público a ser alcançado, uma vez que a aplicação dos imunizantes depende de avaliação individual.
Na quinta-feira 4, o SIPNI apontava que em Minas Gerais já havia sido aplicadas 385. 839 doses de vacinas em 146. 607 crianças e adolescentes.
Na macrorregião Norte os 12 municípios que já aplicaram mais doses são: Montes Claros (6.814); Urucuia (2.134); Janaúba (1.972); Januária (1.788); São Francisco (1.177); Varzelândia (1.167); Porteirinha (1.157); Jaíba (1.026); Várzea da Palma (924); Bocaiúva (744); Espinosa (702) e São João do Paraíso (675).
Autor: Pedro Ricardo