Analistas da Regional de Ubá participam do 1º Encontro Formativo do Projeto Saúde em Rede

Crédito: Keila Siqueira de Lima

Para atualizar a equipe quanto aos direcionamentos para gestão das Redes de Atenção à Saúde, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá enviou quatro servidoras para o 1º Encontro Formativo com os analistas regionais da segunda onda de expansão do projeto Saúde em Rede. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em parceria com a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), foi realizado nos dias 26 e 27 de outubro, em Belo Horizonte. O objetivo foi alinhar as questões relacionadas e realizar a formação dos profissionais das regionais no 1º de oito ciclos que compõem o projeto.

“A grande expectativa com o projeto Saúde em Rede é motivar os profissionais de saúde no intuito de melhorar a articulação entre os pontos de atenção à saúde das redes, além de favorecer uma assistência menos fragmentada. Além disso, resgatar o olhar para as demais condições de saúde que foram pouco observadas devido à sobrecarga de demandas gerada pela pandemia covid-19”, explicou Ana Cristina Dias Custódio, analista regional da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), que participou do encontro juntamente das servidoras Marcela Azevedo Aguiar, também analista regional AAE; Paloma Inocêncio e Giane Gori, ambas analistas regionais da Atenção Primária.

O Saúde em Rede é um processo de educação permanente, voltado para os profissionais do SUS, que tem como propósito desenvolver a competência das equipes para o planejamento e organização da atenção à saúde, com foco nas necessidades dos usuários, com ênfase nas linhas de cuidado materno-infantil, e hipertensão e diabetes. A metodologia busca envolver dirigentes e técnicos do nível central e das regionais de saúde, bem como os gestores municipais e suas equipes, incluindo, principalmente, todos os trabalhadores que atuam nas unidades de saúde.

A próxima etapa do projeto é realizar a formação de tutores municipais nos 31 municípios da jurisdição da GRS-UBÁ e, em sequência, iniciar o primeiro ciclo de oficinas com previsão de início em 14 de dezembro.

Autor: Keila Siqueira de Lima

Rolar para cima