Regional de Montes Claros e gestores alinham informações sobre o financiamento da APS

Divulgação

A Superintendência Regional de Saúde (SRS)  de Montes Claros, por meio da Coordenadoria de Atenção à Saúde (CAS), realizou nesta quarta-feira, 29, reuniões de trabalho com gestores de saúde dos 54 municípios que integram a sua área de atuação, com o objetivo de atualizar informações sobre os componentes de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS). Os incentivos financeiros se referem a programas coordenados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e pelo Ministério da Saúde.

A realização dos encontros com os gestores complementa seminários de capacitação realizados neste mês de setembro pela SRS, envolvendo os coordenadores de Atenção Primária à Saúde. Na oportunidade, foram apresentados e discutidos os indicadores e componentes da Política Estadual de Promoção da Saúde; da Política Estadual de Financiamento da Atenção Primária à Saúde e do Programa Previne Brasil.

Durante os encontros, realizados por meio de videoconferências, a referência técnica da Coordenadoria de Atenção à Saúde, Renata Damasceno Fiúza, destacou que entre outros avanços, a Política Estadual de Promoção da Saúde fortalece os serviços de Atenção Primária. Isso porque, com base nos incentivos repassados pelo Estado, todos os municípios passam a ter obrigação de possuir coordenador de Atenção Primária à Saúde, de nível superior e com dedicação exclusiva de trabalho com carga horária semanal de 40 horas.

“Isso possibilita aos municípios condições para ter um serviço de Atenção Primária organizado, contribuindo com os gestores na definição de processos de trabalho. Além disso, a AP também passa a ter condições de agregar novas categorias profissionais e, com isso, ampliar os serviços prestados à população”, frisou a referência técnica da SRS.

Nesse contexto, além do recebimento de incentivos financeiros específicos para o fortalecimento dos serviços de APS, a Superintendência Regional de Saúde assumiu o compromisso de investir na capacitação dos coordenadores municipais, por se constituir uma importante ação estratégica para apoiar os municípios na melhoria da qualidade e do acesso da população aos serviços prestados pelos municípios.

 
 

Autor: Pedro Ricardo

Rolar para cima