A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira realizou, no dia 30/8, o I Webinário Regional que discutiu o processo de imunização e sua interface com a Vigilância Sanitária e a Atenção à Saúde. O evento contou com participação dos gestores municipais de saúde, coordenadores e referências técnicas em Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Atenção Primária dos 24 municípios de abrangência da GRS Itabira e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
De acordo com Clarissa Drummond Moreira, assessora de Gestão Regional, o objetivo principal do webinário foi discutir com os profissionais de saúde dos municípios a importância do trabalho intersetorial – Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Atenção Primária – no processo de imunização.
Na programação do encontro foram apresentadas seis palestras: Aspectos imunológicos na síndrome inflamatória da Covid-19, por Marcelo Barbosa Motta; Boas práticas e conservação de vacinas, por Marcella Cristina Silva Braga; Surtos de Covid-19 no âmbito da GRS Itabira, apresentada por Aline Graziele Fernandes Martins da Costa; Vigilância Sanitária, por Túlio Márcio Guerra Martins da Costa; Estratégias Assertivas de Organização da APS na vacinação, ministrada por Juliana Prosdocimi (SES – Nível Central), Douglas Mourão (município de Dom Joaquim) e Claudiana Azevedo (Guanhães); e “Repasse de Recurso Financeiro para Vigilância/Resoluções Estaduais”, apresentada por Maurício Geraldo Marques.
De acordo com Maurício Marques, diretor regional de Saúde de Itabira, a intenção do webinário também foi promover ampla discussão sobre a imunização em nossa região e fortalecer a integração entre os municípios e a Unidade Regional de Saúde.
“O webinário Regional foi interdisciplinar, discutimos a imunização e demais assuntos, tanto do ponto de vista da Vigilância Epidemiológica, quanto do ponto de vista da Vigilância Sanitária e Atenção Primária. As apresentações foram feitas por profissionais das diversas áreas técnicas da Regional de Saúde e da SES-MG Nível Central, buscando interface entre os temas. O gestor precisa se apropriar do conhecimento para ofertar serviços com qualidade para o usuário”, destacou Maurício.
Municípios que compõe a GRS de Itabira: Barão de Cocais, Bela Vista de Minas, Bom Jesus do Amparo, Carmésia, Catas Altas, Dom Joaquim, Dores de Guanhães, Ferros, Guanhães, Itambé do Mato Dentro, João Monlevade, Morro do Pilar, Nova Era, Passabém, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira, Santo Antônio do Rio Abaixo, São Domingos do Prata, São Gonçalo do Rio Abaixo, São Sebastião do Rio Preto, Senhora do Porto, Virginópolis.
Autor: Flavio A. R. Samuel