A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos iniciou na quinta-feira (26/8), distribuição de 40 mil doses da vacina antirrábica para a imunização de cães e gatos nos 27 municípios de sua jurisdição. Os imunizantes são parte das medidas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) dentro da Campanha Antirrábica Animal 2021, realizada pela Coordenação de Zoonoses e Vigilância de Fatos de Riscos Biológicos.
A campanha começa em 1º de setembro e termina em 15 de outubro, com programação a ser definida por cada município. Devem ser vacinados cães e gatos com idade acima de três meses.
O quantitativo entregue pela SRS Passos, em proporções às estimativas populacionais de caninos e felinos nos municípios, corresponde à primeira de três remessas do imunizante, do total de 115 mil doses estabelecidas para essa campanha nos 27 municípios. As próximas remessas de 40 mil e 35 mil doses serão distribuídas até 10 de setembro.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI) da SRS Passos, Márcia Aparecida Silva Viana, a expectativa é de que os municípios mantenham o desempenho da campanha de anos anteriores. “A vacinação contra a raiva é exitosa, mesmo com a pandemia”, disse. “E temos a certeza de que todos os municípios estão comprometidos com a campanha 2021”, acrescentou.
De acordo com apresentação da Coordenação de Zoonoses da SES-MG sobre a campanha, a intensificação das ações de vigilância e controle da raiva canina e felina nos últimos 30 anos reduziu as taxas de mortalidade por raiva humana no Brasil.
Até então, o cão era o principal transmissor da doença para o homem – com 50% dos casos -, seguido do morcego (38%). Hoje, o morcego é o maior responsável pelas contaminações, seguido do cão, primatas e gatos. A partir das campanhas de vacinação antirrábica, Minas Gerais vem registrando apenas casos isolados da doença, sendo que os dois últimos datam do ano de 2006 quando o vírus foi transmitido por animais silvestres.
Algumas das principais medidas que têm mantido a baixa incidência da raiva humana no estado são a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, a intensificação da vigilância, controle e profilaxia por instituições dos governos municipal, estadual e federal, participação da população por meio da adesão às campanhas e procura por atendimento imediato após agressão animal e capacitação intensiva de profissionais de saúde em esquemas de profilaxia e vigilância da doença, além de ações educativas.
Autor: Superintendência Regional de Saúde de Passos