Macrorregião Oeste realiza oficina de formação de tutores do projeto Saúde em Rede

Imagem

Com o objetivo de promover a organização das Redes de Atenção à Saúde, tanto a primária quanto a especializada e hospitalar, foi a realizada nos dias 30/6, e 1/7, nas dependências da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Campus Divinópolis, a 2ª oficina para formação de tutores para a implantação do projeto do Governo de Minas Gerais, Saúde em Rede. O projeto tem como proposta fomentar integração que garanta resolubilidade das demandas do território.

Ao todo, são 26 tutores em formação, de 13 municípios das microrregiões de Divinópolis e Lagoa da Prata/Santo Antônio do Monte. Eles participarão de oito oficinas conduzidas pelas analistas do projeto da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis, Cecília Godoi, Eduarda Xavier e Lídia Almeida.

As duas primeiras oficinas buscaram trazer uma compreensão acerca do projeto Saúde em Rede, suas estratégias de monitoramento e seus espaços de governança, além de debater os conceitos de Educação Permanente em Saúde (EPS) e de Educação Continuada (EC), a construção social da Atenção Primária à Saúde (APS) e o diagnóstico da Rede. Foram temas abordados também as características da relação entre as equipes da APS e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), os aspectos relacionados à cobertura vacinal dos municípios da região, os processos de trabalho envolvidos na vacinação e a regionalização da AAE nas microrregiões participantes.

O enfoque do Saúde em Rede na região, neste momento, é a saúde materno-infantil, e as analistas têm buscado introduzir no debate com os tutores os fundamentos teóricos e as ferramentas de apoio para a reorganização dos processos de trabalho na APS e AAE, para que haja integração em toda rede.

Dessa forma, o impacto assistencial esperado é que a população tenha o atendimento com foco em suas necessidades, respeitando a singularidade do território. Além disso, o modelo de assistência deve ser baseado em diretrizes clínicas, de acordo com o Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC) e valorizar, assim, os saberes da população e os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para as analistas do projeto, os tutores têm se mostrado empenhados e engajados, mesmo que o cenário de restrições e isolamento impostos pela pandemia tragam desafios. “Apesar do cenário da pandemia e as dificuldades sinalizadas pelos municípios em realizar as oficinas, os tutores compartilharam que a adesão dos profissionais da Unidade Laboratório da Atenção Primária foi muito positiva e promoveu o resgate da discussão dos micro e macroprocessos na equipe”, destacou a analista Cecília Godoi. “Foi possível, entre tantos outros temas abordados, retomar, por exemplo, a periodicidade das reuniões de equipe e ações de educação permanente”, reforçou a analista Lídia Almeida. “Os tutores da Atenção Ambulatorial Especializada se mostraram bastante comprometidos com o projeto, protagonizando discussões e gerando vários encaminhamentos”, acrescentou a analista Eduarda Xavier.

Saúde em Rede

O Saúde em Rede é um processo de educação permanente que tem como propósito desenvolver a competência das equipes para o planejamento e organização da Atenção à Saúde com foco nas necessidades dos usuários do SUS. Ele iniciou como projeto piloto no Vale do Jequitinhonha.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) acredita que o impacto em assistência à saúde e em valor gerado ao cidadão é de extrema importância para o fortalecimento do SUS em Minas Gerais.

Na macrorregião Oeste a primeira oficina foi realizada nos dias 26 e 27 de maio. As analistas do projeto, da SRS Divinópolis realizarão oito oficinas de formação de tutores municipais, que replicarão 16 oficinas juntamente com a equipe da Atenção Primária, definida como Unidade Laboratório. Por sua vez, a equipe do Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) promoverá oito oficinas. A conclusão das oficinas do projeto, neste primeiro ciclo, está prevista para março de 2022.

Autor: Willian Pacheco

Rolar para cima