Municípios da GRS Ubá são recordistas em aplicação de testes de antígeno em Minas Gerais

Imagem

Em 6 de junho, documento divulgado pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), apontou a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá como possuindo o maior número de testagem entre as 28 regionais de saúde do estado. A última remessa de testes de antígenos recebidos pela GRS Ubá foi de 28.400 unidades, recebidas no dia 29 de junho.
No início do ano, a central da SES-MG enviou para a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá 5.480 testes que pesquisam antígenos presentes no organismo do paciente. Em 20 minutos detectam a presença da proteína viral do SARS-CoV-2, que, tendo resultado positivo, significa infecção viral ativa.
Apesar da vacinação contra a covid-19 estar em andamento no Brasil, a pandemia do novo coronavírus continua afetando o país e o mundo. Dessa forma, é muito importante a aplicação de testes para detecção da doença, o que possibilita o rastreamento das infecções e medidas sanitárias para conter sua disseminação.
Os testes rápidos de antígenos são indolores, coletados com o auxílio de swab nas narinas dos pacientes. “Foi uma satisfação profissional o registro que os municípios da nossa jurisdição aderiram à testagem como um dos parâmetros para enfrentamento da pandemia, sendo um norteador e auxiliar em tomada de decisão em caso de surtos, ressaltando sempre que a estratégia efetiva para contenção da doença consiste no isolamento dos sintomáticos”, relatou Fábio Ribas, coordenador da Vigilância em Saúde da GRS Ubá.
As vantagens dos testes rápidos, que é o caso do antígeno, são a simplicidade de operação e interpretação, o baixo custo, a não-necessidade de equipamentos complementares e a rapidez do resultado. “Se aplicado seguindo boa estratégia, como o diagnóstico de hospitalizados com sintomas compatíveis onde foi perdida a oportunidade de coleta de PCR, ou avaliação de retorno ao trabalho para profissionais de saúde a partir do sétimo dia de sintomas, os testes rápidos se tornam importante ferramenta na gestão da saúde. E que bom que nossas 31 secretarias municipais entenderam esses benefícios e estão proporcionando o acesso à testagem para nossa população”, destacou Aline dos Santos de Almeida Prado, diretora da GRS Ubá.

Confira os grupos prioritários para triagem utilizando teste de antígeno, a partir de pacientes sintomáticos:

• TODOS os casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) admitidos em Unidades de Pronto Atendimento e/ou hospitais;
• Profissionais de saúde;
• Profissionais de segurança pública;
• Indivíduos privados de liberdade;
• Indivíduos em locais fechados com notificação de surto (nesse caso, em paralelo realizar a amostragem representativa recomendada para testagem por RT-PCR);
• Trabalhadores da educação e estudantes.

Autor: Keila Siqueira de Lima

Rolar para cima