SES-MG moderniza rede de frio da Regional Ubá

Crédito: Keila Siqueira de Lima

Duas novas câmaras de refrigeração foram instaladas na Rede de Frio da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá, no dia 7 de maio. O investimento da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) vai adequar o setor, ampliando sua capacidade de armazenamento ao mesmo tempo que obedece às regras da Vigilância Sanitária e do Programa Nacional de Imunização (PNI). A melhoria também possibilitou que os exames de RT-PCR, de detecção da covid-19, que estavam armazenados em refrigeradores comuns (mas atendendo a temperatura ideal), fossem transferidos para câmeras específicas para medicamentos e imunobiológicos.

Os equipamentos conferem maior segurança no armazenamento, sendo que a GRS Ubá tem plano de contingência, que conta com gerador de energia para  suprir a necessidade em caso de inconstância no fornecimento da companhia elétrica, além da disponibilidade de equipe de vigias 24h, capacitados para identificar problemas no sistema. “Nunca perdemos imunobiológicos na nossa unidade por alteração de temperatura, o que comprova que estamos trabalhando corretamente. Esses novos equipamentos aumentaram nossa capacidade de fazer reservas técnicas, visto que o PNI tem crescido todos os anos.

Podemos citar a ampliação do público-alvo para a vacina contra HPV, que passou a compreender adolescentes do sexo masculino em 2019; a vacina meningocócica ACWY, que será voltada especificamente para adolescentes de 11 a 12 anos no sistema público; e a introdução da vacina meningocócica ACWY, especificamente para adolescentes de 11 a 12 anos, em 2020. Essas aditivos ao PNI exigem maior capacidade de nossa Rede de Frio e o investimento veio na hora certa, quando também estamos lidando com um alto fluxo dos imunizantes contra a covid-19”, explicou Wallan MacDonald, referência técnica em Imunização da GRS Ubá.

Atualmente, a Unidade Regional armazena aproximadamente 25 mil doses de vacinas (humanas e animais), soros antiofídicos, além de cerca de três mil exames RT-PCR. “A imunização tem recebido investimentos muito necessários por parte da SES, como a contratação de uma enfermeira para aumentar o quadro do setor em nossa Unidade neste ano. Com as novas câmaras refrigeradas, ganhamos uma rede de frio com equipamentos de alta qualidade, garantindo de forma eficaz a segurança de todo processo de trabalho”, disse a diretora da GRS Ubá, Aline de Almeida Prado.

Autor: Keila Siqueira de Lima

Rolar para cima