Regional de Teófilo Otoni apresenta o Minas Consciente para os novos fiscais sanitários

Crédito: Déborah Goecking

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni, por meio do Núcleo de Vigilância Sanitária (Nuvisa), realizou uma videoconferência que faz parte de uma série de capacitações promovidas pela equipe da Nuvisa para as Autoridades Sanitárias dos municípios sob a jurisdição da Regional.

No evento, realizado em 24/2, a referência regional do Minas Consciente, Leonardo Alves, explicou o que é e como funciona o plano. Segundo ele, o documento foi criado há aproximadamente um ano pelo Governo de Minas, através da Deliberação nº 39, de 29 de abril de 2020, com o objetivo de orientar os municípios em relação ao retorno das atividades dentro do “novo normal” trazido pela pandemia da covid-19.  “O plano não é estático, ele se adapta de acordo com o ritmo da pandemia, podendo ser alterado a qualquer momento”, observou.

Leonardo Alves, Também, explicou como ocorre a progressão e a regressão dos municípios para uma onda menos ou mais restritiva. Segundo ele, o Comitê Extraordinário Covid-19 (COES) analisa, semanalmente, os indicadores epidemiológicos e assistenciais e, com base nesses dados, decide em qual onda a região se classifica. Ele ressalta que essa análise pode ser feita por macrorregião de Saúde, por microrregião, os chamados agrupamentos ou por municípios com menos de 30 mil habitantes.

Em seguida, a referência técnica da Nuvisa, Thales Procópio, apresentou os protocolos do Minas Consciente e explicou que a função dessas regras é orientar os empregadores, os trabalhadores e os cidadãos quanto à conduta da higiene sanitária dentro dos estabelecimentos. “Órgãos e entidades podem aplicar outras regras, desde que não contrariem as do plano”, ressaltou a referência.

O governador de Minas, Romeu Zema, anunciou na coletiva de imprensa, realizada na última quarta-feira (3/3) a criação da onda roxa no plano Minas Consciente. Para saber mais, acesse: https://www.mg.gov.br/minasconsciente.

Crédito: Governo de Minas

De acordo com a última atualização, a Macrorregião Nordeste encontra-se na onda vermelha e dos 57 municípios pertencentes a ela, 33 aderiram ao plano Minas Consciente.

Autor: Déborah Ramos Goecking

Rolar para cima