A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos entregou na terça-feira (2/3), aos 27 municípios da área de abrangência, 5.820 doses de vacinas referentes à quarta remessa das 7.400 doses (Coronavac e Astrazeneca) recebidas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O restante (1.580 doses) fica armazenado na Rede de Frio da SRS/Passos, aguardando o prazo para aplicação da segunda dose (D2) no público-alvo, dessa fase da Campanha Nacional de Vacinação.
Com essa nova remessa de vacinas, a Regional de Saúde de Passos estima imunizar 100% dos idosos de 85 a 89 anos, que vão tomar a Astrazeneca, e 24% dos idosos de 80 a 84 anos, que tomarão a Coronavac. Também serão vacinados 8% dos profissionais de saúde que faltam para os municípios alcançarem 81% de cobertura vacinal desse grupo.
“Entregamos as doses para os municípios no tempo previsto, de acordo com a programação e as rotas com escolta da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG)”, disse a referência técnica em imunização do Núcleo de Epidemiologia (Nuvepi) da SRS/Passos, Sueli Veloso Maia.
Desde o início da campanha de vacinação, a PMMG, por intermédio do 12º Batalhão de Passos, apoia a SRS/Passos na logística de distribuição e na escolta do transporte dos imunizantes, com a realização de rondas nas imediações da sede da Regional para garantir a segurança. A coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde do município de Nova Resende, Carolina Sales Martins, levou com tranquilidade para a cidade as 160 doses de vacinas que recebera na Regional de Passos, pois pode contar com essa escolta da PMMG.
O Núcleo de Epidemiologia da SRS/Passos já repassou aos vacinadores municipais as orientações sobre essa etapa da imunização, conforme instruções da Nota Informativa de 26 de fevereiro de 2021, da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da SES-MG.
“O alinhamento das condutas referentes à operacionalização da campanha de vacinação tem sido uma prática adotada desde a primeira remessa das vacinas e é avaliada de forma positiva pelos municípios”, disse a coordenadora do Nuvepi, Márcia Aparecida Silva Viana.
A Nota Informativa de 26 de fevereiro traz também informações sobre o andamento da Campanha Nacional de Vacinação, do Ministério da Saúde (MS), que, em Minas Gerais, irá incorporar com essa remessa de vacinas 100% das pessoas idosas residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPI’s); 100% das pessoas com deficiência, maiores de 18 anos, residentes em residências inclusivas (institucionalizadas); 100% das pessoas a partir de 85 anos de idade e 24% do grupo de idosos que têm entre 80 e 84.
Autor: Enio Modesto