Força-tarefa vai a Patos de Minas para estruturar novas ações de controle da pandemia

Imagem

Força-tarefa do governo de Minas Gerais, por meio de representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), está em Patos de Minas, nesta terça-feira (23/2) para dar sequência na implementação, nos municípios que têm apresentado risco de stress do sistema de saúde, de novas estratégias e medidas de enfrentamento à pandemia.

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, encontrou-se com a secretária municipal Ana Carolina Caixeta e com o prefeito Luís Eduardo Falcão para definir as ações de apoio à região. Segundo o secretário, “o estado estará presente junto com a prefeitura para a estruturar mais leitos e oferecer mais assistência no Noroeste mineiro como um todo.”

Crédito: Divulgação

Segundo Amaral, o objetivo da viagem a Patos de Minas é aumentar a capacidade de acolhimento de pacientes no município e também auxiliar no cofinanciamento para que a expansão de leitos seja sustentável.

“O estado é um estruturador da rede de saúde. Hoje, vamos conversar com a prefeitura sobre focos de ação. Quais as necessidades de ampliação. Assim que os leitos estiverem operacionais no SUS-fácil, o estado passa a financiar, imediatamente estes leitos por longo prazo, enquanto houver necessidade”, afirmou Amaral.

Além do encontro com o poder público local o secretário também estará em visita técnica ao Hospital Regional Antônio Dias (HRAD) – unidade de atendimento 100% SUS e monitorado pelo estado – onde irá se encontrar com a diretora-geral, Valéria Costa Queiroz. A seguir, a visita técnica se estende aos hospitais São Lucas e ao Hospital de Campanha de Patos de Minas.

Covid-19

Desde o início da pandemia, o Governo de Minas adotou diversas ações no enfrentamento ao coronavírus. Uma das primeiras ações foi a aquisição de 1.047 respiradores, ao preço médio mais baixo do país. Isso permitiu que o Estado ampliasse de 2.072 para 4.055 leitos de UTI, muitos deles em municípios que nunca haviam contado com unidades de terapia intensiva.

ENTREGA DE EQUIPAMENTOS
Macrorregião Noroeste (até 13/02/21)
Por MG: 37 Equipamentos: 26 Ventiladores Invasivos, 3 Bipap, 4 Cardioversores, 2 Ventiladores de Transporte, 2 Monitores de Transporte.
Por MS: 12 Equipamentos: 7 Ventiladores de Invasivos, 3 Bipaps e 2 Cardioversores.
Patos de Minas
Por MG: 19 Ventiladores Invasivos, 4 Cardioversores, 2 Ventiladores de Transporte e 1 Monitor de Transporte.

Autor: Raquel Ayres

Rolar para cima