Regional de Passos participa de evento de boas-vindas aos gestores municipais

Crédito: Enio Modesto

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos participou da webpalestra promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), na última sexta-feira (29/1), para dar as boas-vindas aos gestores municipais de saúde e, também, dar continuidade à fase três do Conecta SES, projeto que propõe a integração das diversas áreas da SES-MG e que foi iniciado em novembro de 2020. Durante o evento, as Unidades Regionais de Saúde (URS) tiveram a oportunidade de apresentar a estrutura de atendimento que possuem para as Secretarias Municipais de Saúde (SMS’s).

A palestra online contou com a participação do secretário de estado de saúde, Carlos Eduardo Amaral; de representantes do governo de Minas Gerais, do Ministério da Saúde, do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG) e da Faculdade de Medicina da UFMG. A superintendente da SRS Passos, Kátia Rita Gonçalves, e os gestores dos 27 municípios da área de abrangência da Regional, também, participaram do evento.

“Hoje, para nós, esse evento é motivo de muito orgulho. Na verdade, será o encerramento de várias ações que nós fizemos no planejamento e na estruturação da Secretaria Estadual de Saúde desde novembro do ano passado”, observou o secretário de estado de saúde.

Crédito: Enio Modesto

A superintendente, Kátia Gonçalves, ressaltou a importância da parceria com o Cosems regional, destacando a colaboração para a discussão, encaminhamento e soluções das diversas questões relacionadas às políticas e programas de saúde: “Acho que a gente pode continuar com essa partilha, caminharmos juntos, que só agrega ao nosso trabalho”, disse.

Na sequência, a superintendente fez uma explanação sobre o papel das URS, como a SRS Passos, destacando o trabalho de cada coordenação e núcleo de trabalho: Coordenação de Gestão, Finanças e Prestação de Contas; Coordenação de Atenção à Saúde; Regulação em Saúde; Assistência Farmacêutica e núcleos de Vigilância Epidemiológica e de Vigilância Sanitária. Os servidores, responsáveis pela coordenação de cada um desses setores, fizeram uma apresentação das competências do setor e explicaram como os gestores podem ter acesso às inúmeras políticas públicas, programas e ações desenvolvidas pela SES-MG e pelo Ministério da Saúde (MS).

Os coordenadores entregarão um compêndio das competências e serviços de cada coordenação e núcleo da respectiva Regional aos secretários municipais de saúde, conforme orientação da SES-MG, para a conclusão da fase três do Conecta SES.

Autor: Enio Modesto

Rolar para cima