Regional de saúde de Divinópolis participa da inauguração de leitos em Pará de Minas

Crédito: Ascom Pará de Minas

A população da Macrorregião Oeste conta com mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que foram inaugurados no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) em Pará de Minas, cidade pertencente ao colar metropolitano de Belo Horizonte. Participaram da cerimônia, realizada nessa segunda-feira (13/7), o prefeito Elias Diniz; o vice-prefeito Zezé Porfirio; o deputado federal Diego Andrade; o vereador e presidente da Câmara Municipal Marcílio de Souza; o secretário municipal de saúde Wagner Magesty; o provedor do HNSC André de Lima Rufino e o superintendente Regional de Saúde, Alan Rodrigo da Silva.

Os novos leitos fazem parte do plano operativo da macrorregional de enfrentamento da Covid-19 do Governo de Minas que, também, define os hospitais que são referências na Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); oncologia e/ou obstetrícia; leitos clínicos para Covid-19 e não Covid-19. O HNSC foi definido nesse plano operativo para ser referência em Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e obstetrícia da Microrregião de Pará de Minas. 

Para o superintendente da SRS de Divinópolis Alan Rodrigo da Silva, o hospital é de grande importância para a região, sendo um polo assistencial para a Microrregião de Pará de Minas e, também, ressaltou que a instituição tem apresentado uma resolutividade muito grande, melhorando a assistência.

“Nós sabemos do aumento do número de casos da Covid-19, mas temos uma situação controlada dos leitos. A UTI aumenta a capacidade assistencial para atender aos pacientes infectados e oferecer uma maior celeridade no tratamento. O plano operativo foi feito, também, para organizar a rede e com isso o Ministério da Saúde juntamente com o estado pudessem aportar recursos e, assim, atender os pacientes com a Covid-19 dentro da própria região”, enfatizou o superintendente.

O prefeito de Pará de Minas Elias Diniz ressaltou que a conclusão da obra é uma satisfação e uma alegria, pois permitirá que se salve muitas vidas e destacou ainda que os leitos serão um legado pós-pandemia, evitando que pacientes precisem se deslocar para outras cidades ou regiões para realizar o tratamento. “É um comprometimento especial que temos com toda equipe de saúde do município. Aqui, vai ser um lugar de referência de média e alta complexidade. Muitas vidas poderão ser salvas e atendidas na microrregião”, frisou o prefeito.

Autor: Willian Pacheco

Rolar para cima